x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 4.474

Implantação do Setor de Contabilidade

André Phillipe Oliveira de Souza

André Phillipe Oliveira de Souza

Bronze DIVISÃO 3, Analista Financeiro
há 11 anos Sexta-Feira | 9 agosto 2013 | 11:16

Prezados,

Sou formado em Ciências Contábeis há um ano e durante alguns anos trabalho na área financeira. Gostaríamos de implantar o setor de contabilidade aqui na empresa onde eu trabalho. Como ainda estou me atualizando (e seria o responsável por essa implantação), quais são os passos e diretrizes a serem tomados?
PS. Nossa contabilidade, hoje, é feita por um escritório de contabilidade.

Desde já agradeço aos que me puderem ajudar!

Luis Antonio Oliveira Batista

Luis Antonio Oliveira Batista

Prata DIVISÃO 3, Consultor(a) Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 9 agosto 2013 | 11:32

André,

Sugiro que contrate um consultor para ver essa migração com você. Como você diz, você será o responsável, mas não tem a experiência necessária ainda. (certamente você a adquirirá).

Tem que verificar estrutura de sistema, se vai ser ERP ou sistema próprio de contabilidade. Estrutura de equipe, contabilidade, fiscal, DP, informações gerenciais, se serão apenas auxiliares, analistas, se terão supervisores, etc...

Ainda tem a parte de pegar todas as informações com o escritório anterior, como obrigações acessórias, balancetes, livros contábeis diversos, memórias de cálculo de apurações de impostos, ceridões negativas, controles de empréstimos, parcelamentos tributários, etc...

Por isso, sugiro que você fale com seu diretor/gerente/chefe sobre a importância de ter um suporte de um consultor nesse primeiro momento até você se sentir seguro para tocar o negócio.

Espero ter ajudado.

Luis Batista
Consultor, Contador, Auditor
Criador dos sites:
https://www.empregocontabilidade.com
https://www.comocontabilizar.com.br


Patrick Ordine Rodrigues

Patrick Ordine Rodrigues

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade