x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 778

Fabio Roberto

Fabio Roberto

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Sábado | 10 agosto 2013 | 01:40

Pessoal, antes de demonstrar minha dúvida quero dizer que já fiz a pesquisa na base de dados do fórum sobre o assunto e não obtive o esclarecimento que preciso. Minha duvida é quanto a apuração do CMV quando a empresa não dispõe de controle de estoque. Fiquei curioso quanto a apuração do CMV dentro do plano de contas da contabilidade. O colega Gilberto C. Olgado apresentou um modelo simples que despertou minha curiosidade quanto ao procedimento mas ainda estou na duvida em como obter o valor do estoque final e do inicial e como fazer a transferência do estoque definitivo para o ativo. Estou integrando o fiscal com o contábil e esta sendo uma tarefa difícil para empresas de comercio e industria. Necessito de um exemplo normal de mais de uma compra, algumas vendas, apuração direto la no custo do cmv e a transferência do saldo definitivo pra conta do ativo. Segue abaixo o modelo apresentado aqui no forum:

33 - CUSTO DAS VENDAS
331 - Custo das Mercadorias Vendidas
3311 - Custo das Mercadorias Vendidas
3311.01 - Estoque Inicial (+)
3311.02 - Compra de Mercadorias (+)
3311.03 - Fretes s/compras (+)
3311.04 - Seguro sobre Compras (+)
3311.05 - Icms s/devolução de compras (+)
3311.06 - Icms s/compras (-)
3311.07 - PIS s/ compras (-)
3311.08 - Devolução de compras (-)
3311.09 - Icms s/fretes (-)
3311.10 - Abatimentos s/compras (-)
3311.11 - Custo das Mercadorias Vendidas (+)
3311.12 - Estoque Final (-)

Se a obtenção dos saldos de estoque inicial e final forem de competência do cliente, gostaria de saber como instrui-los quanto a isso, também estou na duvida quanto ao levantamento do estoque físico pelo cliente, apresentado no material do fórum sobre o assunto, já que na contabilidade lançamos o valor monetário. Me ajudem pessoal, a faculdade ensina sobre a equação, os métodos de apuração e custeio mas não prepara para situações do dia a dia de escritório em que fica impossível fazer controle de estoque pra todo mundo, desde já agradeço a atenção.

Fabio Roberto

Fabio Roberto

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 12 agosto 2013 | 13:50

Heloisa

Boa Tarde,


Concordo com você,mas a grande maioria deles não manda esse controle. Como estou integrando os sistemas por aqui, seria mais fácil controlar o estoque deles pela contabilidade, observei que muitos escritórios estão realizando esse controle direto no plano de contas usando a equação do CMV, minha duvida é quanto a transferência, depois de lançado o estoque no custo para a conta do ativo definitiva. Eu fiz um teste lançando direto no custo e as contabilizações bateram certinho, gostaria de saber se posso utilizar o estoque inicial e final da contabilidade pra compor a equação e apurar o cmv e a duvida é quanto a transferência para a conta do ativo, eu teria de encerrar as contas do custo contra a conta de ativo? No caso de empresas que estão começando suas atividades, posso considerar a primeira compra como valor de estoque inicial?

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 11:21

Fabio, bom dia

Fazendo essa pratica, vc assume uma responsabilidade que não é sua, em caso de fiscalização, principalmente no ambito estadual, vc teria problema em comprovar.

A risco tb na implantação do SPED Fiscal pois o detalhamento do estoque é maior.

De qq forma veja neste link uma matéria publicada sobre o assunto.


Heloisa Motoki

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.