x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 946

Contabilizar PIS

Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 12 agosto 2013 | 17:18

Boa tarde!

Alguém pode me socorrer com a contabilização do PIS e ICMS na nota de entrada.

Por exemplo, compro materiais de construção e preciso lançar a nota no meu sistema que é o SAP, e ele me pede para contabilizar o débito e crédito destes impostos.

Será que alguém pode me auxiliar?

Obrigada.

Tatiana Oliveira
Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 11 anos Segunda-Feira | 12 agosto 2013 | 17:34

Olá Luiz,

Sim são compras de materiais de construção e de escritório.

Sei que não gera crédito mas preciso informar a nota no sistema como a que tenho em mãos correto?

e para informar o sistema pede a contabilização, eis a duvida.

Obrigada.

Tatiana Oliveira
Tatiana Oliveira

Tatiana Oliveira

Prata DIVISÃO 2, Assistente Fiscal
há 11 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 08:53

Bom dia!

Me deixe tentar explicar.

Eu tenho a nota de compras em mãos, e nela o fornecedor destaca ICMS, e o IPI, só que para nós não tem utilidades correto?

Quando vou informar a compra que fiz no sistema, o consultor me disse que eu não preciso alocar os impostos cada um em seu campo, diz que eu posso diluir o valor do IPI no caso ele soma o valor total dos produtos.

E dessa forma eu teria o valor total da nota, mas entendo que o procedimento está errado, diluir o valor do IPI no valor dos produtos.

Veja se consegue me entender...

Obrigada.

Tatiana Oliveira
Gustavo Gusson

Gustavo Gusson

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 13 agosto 2013 | 09:52

bom dia
Nesse caso você não pode se creditar dos impostos então deve lançar o valor dos produtos e dos impostos no estoque ou para despesa (depende do que for fazer com esse produto e da atividade da sua empresa).

no caso possivelmente ficaria:

D- Estoque de material de construção ou Despesa
C- Fornecedores ou Disponibilidades

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.