x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.071

escrituração contabil

ROSA MARIA PEREIRA

Rosa Maria Pereira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 14 agosto 2013 | 23:34

Boa noite

gostaria de uma ajuda de voces

Minha empresa possui apenas o saldo final do livro caixa de 2012, porque somente fazíamos o livro caixa, mas preciso sem falta, escriturar o livro diário e razão, fazer o fechamento do balanço e apresentar a DRE.

Como devo proceder?? quais seriam os passos na elaboração desses documentos contabeis??

att,

Rose

RONALDO VALÉRIO TRAPP

Ronaldo Valério Trapp

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Administrativo
há 11 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 09:20

Bom dia, Rosa Maria Pereira.

Desejando a empresa apresentar Balanço Patrimonial, é necessário fazer os seguintes procedimentos, para obter os dados do BALANÇO DE ABERTURA:

1) Fazer o levantamento patrimonial que deverá incluir todos os bens do Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido, para efeito do Balanço de Abertura.

2) No Ativo deverão ser inventariados: O dinheiro em caixa e nos bancos, as mercadorias em estoque (matéria prima, materiais diversos e produtos acabados), as duplicatas a receber, outros créditos a receber, os bens do ativo não circulante, etc., incluindo-se os valores relativos à depreciação dos bens do imobilizado, como se tivessem sido contabilizados nos períodos anteriores.

3) No Passivo deverão ser demonstradas todas as obrigações a pagar.

4) No Patrimônio Líquido o capital registrado e a diferença (Devedora ou credora) do Ativo menos o Passivo Exigível e Capital Social.

5) O prejuízo eventualmente apurado neste levantamento patrimonial efetuado, não poderá ser compensado na apuração do Lucro Real, haja vista que trata-se de mero prejuízo contábil/societário.

Abraços.

Ronaldo Valério Trapp - SERVIÇOS Especiais
Assessoria Gerencial de Empresas
E-mail: [email protected]
Blog: https://www.ronaldovtrapp.blogspot.com
ROSA MARIA PEREIRA

Rosa Maria Pereira

Prata DIVISÃO 2, Técnico Contabilidade
há 11 anos Domingo | 18 agosto 2013 | 18:02

boa tarde, Ronaldo Valério Trapp.

muito boa sua explicação. Porém, por falta de pratica nesse departamento, eu precisava de algo mais detalhado, por exemplo, eu tenho o saldo do caixa (ativo)..como ficaria esse lançamento.. EX: D... ?
C... ?
Então como iria iniciar essa escrituração?? como fazer o levantamento patrimonial dessa empresa.. como seriam os outros lançamentos, entende? como elaborar? são muitas dúvidas.

se pudesse me ajudar eu ficaria muito grata.

Abraço

Rosa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.