x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 12

acessos 3.230

Ajustes de Ativos (veiculos)

Joshiro

Joshiro

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 11:14

Olá Pessoal!!
Preciso de uma ajuda, uma transportadora do lucro real, que não optou pelo RTT e fez somente o balanço comparativo, o fluxo de caixa e não implantou a IFRS nos imobilizados da empresa (frota de veiculos), fazendo a reavaliação dos mesmo. Pode fazer isso agora em Agosto de 2013? Se sim..como ficam os lançamentos contabeis envolvendo os novos valores dos veiculos e a nova depreciação?

Deus é +
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 11:31

Prezado Joshiro,

A figura de reavaliação não existe mais com a adoção das normas internacionais, até o final de 2010 poderia ser realizado o Custo atribuído. Atualmente não existe mais a possibilidade de proceder qualquer forma de "reavaliação". Contudo, em caso de vendas dos mesmos você irá reconhecer essa diferença através do Ganho de Capital.

At.
Marcos Vinicius

Joshiro

Joshiro

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 16 agosto 2013 | 13:18

Marcos, então se um veiculo na contabilidade avaliado em 150.000,00 e 100% depreciado e outro veiculo de mesmo valor depreciado apenas 50%. sendo o valor correto 190.000,00 cada...não posso efetuar o ajuste do patrimonio? Como fica com a nova depreciação agora?não sei se estou sendo claro quanto minhas dúvidas...

Deus é +
Joshiro

Joshiro

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2013 | 13:51

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva, baseado no que vi aqui no forum e no que vc me disse, não posso mais contabilizar a reavaliação dos bens para cima. Mas poderia fazer essa reavaliação e simplesmente colocar estas alterações nas notas explicativas né? Como por exemplo, citar nas notas explicativas que os valores dos bens onde constam valor X, de acordo com o CPC xx, considera-se como valor X. Pode ser feito desta forma??

Deus é +
Joshiro

Joshiro

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Fiscal
há 10 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2013 | 14:11

Obrigado pelo esclarecimento Marcos Vinicius, pensando nesta informação, vc pode me auxiliar na seguinte situação...se tenho um veiculo na contabilidade com vlr aquisição em R$ 272.360,00 e fundo de depreciação em 63.550,62. ficando o valor contabil em dez/2012 208.809,38.
Segundo a Tabela Fipe o veiculo vale 278.012,00. Como faço a contabilização agora? Saliento que efetuarei os lançamentos em uma contabilidade a parte, e as alterações de saldos contabeis ficarão apenas nas notas explicativas. ..?

Deus é +
Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Marcos Vinicius Araujo Moura Silva

Ouro DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 19 agosto 2013 | 15:24

Joshiro, não há lançamentos contábeis a serem feitos, você irá apenas citar nas notas explicativas que o veículo em questão está com os saldos contábeis de acordo com o que você expressou e que de acordo com a tabela FIPE da data de encerramento do exercício o mesmo possui o valor de mercado de XXX.

Joshiro

Joshiro

Bronze DIVISÃO 5, Encarregado(a) Fiscal
há 10 anos Quarta-Feira | 21 agosto 2013 | 08:50

Olá Marcos, mas como estava fazendo a depreciação em cinco anos e agora farei em 10 anos por exemplo... Como ficará minha contabilidade se tenho veiculos com depreciação parcial antes calculada com 5 anos, outros totalmente depreciados, e agora tenho novos veiculos...se utilizar a nova depreciação, será sobre todos os veiculos, os novos e os antigos, certo? Neste caso não acaberei obtendo um lucro, que na verdade não existe?Neste caso, como farei a contabilização?

Desde já agradeço a paciência e atenção!

Deus é +

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.