x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 99.900

Icms diferencial de aliquota

Patricia Reis Aguiar

Patricia Reis Aguiar

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 16 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2007 | 16:54

Boa tarde

Gente por favor, gostaria de saber qual a maneira correta de contabilizar diferencial de aliquota de ICMS s/ compras?
Se for na Compras vai aumentar as compras., se for nas vendas fica errado pois não é s/ vendas, onde posso coloca-lo, sera que fica errado se colocar em Despesas tributarias?



Agradeço desde já.

Patricia Reis
Contabilidade São Mateus
Departamento Contabil
Celular: 8045-4115
Joao Aparecido de Jesus

Joao Aparecido de Jesus

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 12 dezembro 2007 | 17:24

Eu procedo da seguinte forma:

Empresa enquadrada no simples nacional:
Na Compra:

D- Icms diferencial de Aliquota ( CMV)
C- Icms diferencial de Aliquota a recolher (PC)

No Pagamento:
D- Icms diferencial de Aliquota a recolher
C- Caixa ou bancos

Obs: Porque se a empresa estiver enquadrada no simples nacional, o icms diferencial de aliquota pode ser agregado ao custo das mercadorias, sendo lançado somente como despesa, o icms diferencial de aliquota s/compra de materiais de uso e consumo.

Eu contabilizo desta forma, é minha opinião... Caso alguém discorde, gostaria de ouvir outras sugestões...

Thomas Ferreira Candeira

Thomas Ferreira Candeira

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 8 junho 2012 | 10:59

Bom dia,

Uma empresa aqui no Maranhão comprou uma multifuncional de São Paulo:

Segue as informações:

NF Valor: 1703,66
ICMS destacado: 18% = 306,66

A alíquota para produtos de informatica aqui no MA é de 12%.

Quero saber qual a forma correta de cálcular esse ICMS, se eu coloco 7% vindo de São Paulo menos 12% daqui do MA, ou se não calculo esse Diferencial, pois na NF esta destacado 18%???

Jaqueline TB

Jaqueline Tb

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 12 anos Sexta-Feira | 8 junho 2012 | 15:05

boa tarde gostaria de saber se alguem sabe me informar qual o CFOP que posso gerar a nota referente diferencial de alíquotas, Compatib. de ICMS E Débito p/ responsabilidade ,pois esses 3 eu criei uma planilha e pagava na gia, mas agora deverei emitir Danf ref a esses débitos.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.