x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 11.273

Lançamentos Contabeis MEI

Vanessa Costa

Vanessa Costa

Prata DIVISÃO 2, Não Informado
há 10 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2013 | 09:50

Bom dia a todos

Estou fazendo a contabilidade de um MEI e me surgiu uma dúvida, quando faço a contabilidade de uma empresa do simples nacional faço o seguinte lançamento do imposto a pagar:

D - Imposto Faturado (Simples Nacional)= conta redutora das receitas
C - Simples Nacional a pagar = passivo circulante

Minha dúvida em relação ao MEI é que o DAS do MEI não é calculado através das receitas, portanto no meu entendimento ele não seria uma "conta redutora da receita".

Será que alguém tem algum outro entendimento que possa me passar?

Desde já agradeço

Marcio Alvarenga

Marcio Alvarenga

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 22 agosto 2013 | 09:55

A legislação atual estipula que não existe a obrigatoriedade de elaboração de contabilidade para as empresas individuais que possuam uma receita bruta anual de até R$ 60.000,00 (sessenta reais), e que estejam enquadradas como MEI – Microempreendedor Individual, registradas sob a égide da Lei Complementar 128/2008.

Fabio Roberto

Fabio Roberto

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 20:25

Boa noite,


Gostei da discussão, ao meu ver o raciocínio trata-se de um posicionamento da conta de despesa tributaria na Demonstração de Resultado. Com a integração contábil e a formulação da DRE os escritórios passaram a armar o plano de contas de modo que a DRE puxasse as contas dedutíveis da receita de forma a obter a receita operacional liquida. No caso se fosse uma despesa dedutível da receita, nada impede da mesma ser lançada nas despesas tributarias. Enfim, muito bem colocado também o raciocínio da Vanessa Costa.

rodnei coelho

Rodnei Coelho

Iniciante DIVISÃO 1, Auxiliar Escrita Fiscal
há 10 anos Sexta-Feira | 27 setembro 2013 | 11:19

gostaria de saber se tem como eu emitir o certificado de um mei depois qeu ele foi transformado em me pois tenho um cliente que era mei e foi trasformado em me e agora nao consigo mas puxar o seu certificado de constituiçao mei

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.