x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 2.881

Centro de Custo x Contas Auxiliares

valdemir jacon

Valdemir Jacon

Prata DIVISÃO 3, Programador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 15:04

Boa tare a Todos

Estou com uma duvida referente a estrutura de uma contabilidade. No software que estou trabalhando existe.

- Plano contas contabil (acho que todos conhecem, o contator seguindo as normas, monta o plano, geralmente 1-ativo, 2-passivo, 3-Resultado)

- Contas auxiliares: usado para sub-totalizar uma conta contabil, sem a necessidade de criar subniveis, e ai algumas contas do plano "abre-se" contas auxiliares.. Ex Fornecedores,Clientes ... tem apenas uma conta no plano para Fornecedores, e outra para Clientes... e internamente abre-se N contas individualmente para cada fornecedor cliente, as contas auxiliares possuem saldo, e este saldo é levado de um exercicio para outro., pode-se usar contas auxiliares, para qualquer conta, ativo, passivo, resultado, compensações, etc

- Centro de Custo: o contador monta com quantos niveis quiser usando a nomenclatura que desejar.

Até então o que eu conheço de contabilidade, centro de curso, só "abre", quando no lançamento contabil utilizar uma conta de resultado, ou seja supondo o seguinte lançamentos

1) não usa centro de custo
Db -> Caixa (não abre centro custo)
Cr -> bancos (não abre centro de custo) ou Fornecedores

2) usa centro custo
Db -> Caixa (não usa centro de custo)
Cr -> Receita venda (abre centro de custo para credito)
Receita Prestação servico (abre centro de custo para credito)

É isso mesmo ?, vi no forum que existem alguns contadores falando em usar centro de custo para ativo e passivo, mas pelo que eu entendo, neste caso usaria a conta auxiliar e não o centro de custo.

Meu racicionio esta correto ?

Valdemir
https://www.fxsistemas.com.br
Automação Contábil
Emilio Harano

Emilio Harano

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 16:40

Boa tarde
Valdemir, com relação ao centro de custo, vamos supor que vc determine no sistema que o centro de custo fosse grau 4.E a movimentação de todos os gastos totalize para que transfira na conta ativa ou passiva.
1) efetuar em primeiro o cadastro de centro de custo:
ex: obra 001- edif. João Paulo
obra 002- edif. D. Pedro II
2) no centro de custo (plano de conta) grau 4.
ex: 4.000.01.000 conta (despesas com pessoal)
4.000.02.000 conta (despesas gerais)
4.000.03.000 conta (material aplicado)
-na classificação do documento no centro de custo inserir a obra. ex.001, 002, 003
-e na ultimas tres casa inserir o cadastro de itens.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.