Valdemir Jacon
Prata DIVISÃO 3, Programador(a) Boa tare a Todos
Estou com uma duvida referente a estrutura de uma contabilidade. No software que estou trabalhando existe.
- Plano contas contabil (acho que todos conhecem, o contator seguindo as normas, monta o plano, geralmente 1-ativo, 2-passivo, 3-Resultado)
- Contas auxiliares: usado para sub-totalizar uma conta contabil, sem a necessidade de criar subniveis, e ai algumas contas do plano "abre-se" contas auxiliares.. Ex Fornecedores,Clientes ... tem apenas uma conta no plano para Fornecedores, e outra para Clientes... e internamente abre-se N contas individualmente para cada fornecedor cliente, as contas auxiliares possuem saldo, e este saldo é levado de um exercicio para outro., pode-se usar contas auxiliares, para qualquer conta, ativo, passivo, resultado, compensações, etc
- Centro de Custo: o contador monta com quantos niveis quiser usando a nomenclatura que desejar.
Até então o que eu conheço de contabilidade, centro de curso, só "abre", quando no lançamento contabil utilizar uma conta de resultado, ou seja supondo o seguinte lançamentos
1) não usa centro de custo
Db -> Caixa (não abre centro custo)
Cr -> bancos (não abre centro de custo) ou Fornecedores
2) usa centro custo
Db -> Caixa (não usa centro de custo)
Cr -> Receita venda (abre centro de custo para credito)
Receita Prestação servico (abre centro de custo para credito)
É isso mesmo ?, vi no forum que existem alguns contadores falando em usar centro de custo para ativo e passivo, mas pelo que eu entendo, neste caso usaria a conta auxiliar e não o centro de custo.
Meu racicionio esta correto ?