x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.283

Contabilização de Leasing

Rene NK

Rene Nk

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 10 anos Terça-Feira | 27 agosto 2013 | 16:08

Pessoal. Tenho a seguinte situação de um contrato de Leasing:
* Empresa está enquadrada no Lucro Real
* Valor do Bem = R$ 59.933,35
* Quantidade de Parcelas: 36
* VRG Final (equivalente a 1% do bem): R$ 599,33
* Contraprestação (valores iguais): R$ 2.076,71

Já li alguns fóruns mas todos demonstram o VRG diluído. Minhas dúvidas são:
1) se eu lanço o valor de R$ 2.076,71 (contraprestação) como despesa de Leasing (ou Arrendamento Mercantil) mensalmente;
2) se registro apenas no final o valor de R$ 599,33 como ativo imobilizado e começo a depreciar a partir do pagamento da última parcela;
3) ou lanço o valor do Residual de R$ 599,33 como ativo iniciando a depreciação a partir deste momento; ou
4) outra forma de contabilização.

Obrigado, RNK

Anderson Kolera Silva

Anderson Kolera Silva

Ouro DIVISÃO 2, Coordenador(a) Contabilidde
há 10 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 08:06

bom dia !!

A contabilização de Leasing, a partir da Lei 11.638/07, deve ser da mesma forma que um financiamento, ou seja, imobilizando o bem (com a respectiva depreciação) , criando um passivo (cp/lp) e apropriando os juros, quando ocorrer o pagamento das pecelas deverá ser baixado direto no passivo. Para melhor entendimento consultar o CPC_06 Operações Arrendamento Mercantil.

Os ajustes tributários sobre a operação de leasing, deverão ser tratados através do RTT (regime tributário de transação) e também no FCONT.

Att.

Att.
Anderson Kolera Silva
[email protected]
https://www.linkedin.com/in/anderson-n-silva-17948740/
Consultoria e Freelancer:
Lucro Real | DFC - Demonstrativo do Fluxo de Caixa | ECD/ECF | Demonstrações Financeiras | Notas Explicativas |
"Quem come o fruto do conhecimento, é sempre expulso de algum paraíso"
Rene NK

Rene Nk

Bronze DIVISÃO 3, Consultor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 28 agosto 2013 | 10:07

Mas a dúvida é que independente do VRG ser antecipado, diluído ou final o método é o mesmo mantendo o registro do ativo pelo valor do bem?

Obrigado. RNK

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.