x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 10.018

Contabilização de Demonstrativo da multa do FGTS

MARTA LIDUÍNA MARTINS MENDES

Marta Liduína Martins Mendes

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 16:49

Boa Tarde!
É um enorme prazer estar cadastrado no Portal Contábil. Peço a gentileza de responderem-me como contabilizo o Demonstrativo do Trabalhador de Recolhimento FGTS Rescisório. Tenho dúvidas quanto ao lançamento das diversas colunas. Agradeço a atenção.

TAFAREL TOLEDO

Tafarel Toledo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 17:32

Marta a contabilização da GRRF é tudo como despesa, tudo influenciará no resultado da empresa.

simplesmente, basta vc separar a parte que trata de FGTS do mes da rescisao e o que é FGTS rescisorios, mas apenas por questões de conta contabil, pois o valor é todo relacionado a despesa.

abraço

rodney roberto gomes

Rodney Roberto Gomes

Prata DIVISÃO 1, Controlador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 30 agosto 2013 | 17:40

Marta, Boa tarde!

Aqui no escritório a gente faz da seguinte forma:

Exemplo. A empresa mandou o funcionario embora e tera que pagar FGTS de R$ 100,00 sendo R$ 20,00 os 10% da empresa e R$ 80,00 os 40% do funcionario (O DP tem a informação de quanto é os 10% e quanto é os 40%). Na conta de resultado tem duas contas:

GRRF Rescisório 10%
GRRF Rescisório 40%

Faz-se o seguinte lançamento

D - GRRF Rescisório 10% R$ 20,00 (Resultado grupo 5 Despesas)
D - GRRF Rescisório 40% R$ 80,00 (Resultado grupo 5 Despesas)
C - Caixa / Banco R$ 100,00 (Ativo Grupo 1)

Atenciosamente.

MARTA LIDUÍNA MARTINS MENDES

Marta Liduína Martins Mendes

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 08:43

Caro Tafarel, a sua resposta veio sanar a minha dúvida por completo; pois, um colega q trabalha comigo se coloca na questão como o Rodney e eu questionava q o valor do FGTS do mês teria que ser lançada de forma separada. Agora vendo sua resposta, ele rendeu-se aos meus argumentos.
Obrigada!

Rogerio de Souza Santos

Rogerio de Souza Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 09:21

No fritar dos ovos, a ordem dos fatores não alteram o resultado(despesas), mas na contabilidade, os lançamentos em separado ajudam a clarear mais os fatos contábeis, ajudando na tomada de descisões.
Ex; no final do exercicio o a qualquer momento, a empresa saberá o que foi gasto até o momento com FGTS Multa recisõria, FGTS normal(mês base)e até mesmo o FGTS pago em rescisões, sem falar que o trabalho ficar mais proveitoso e prazeroso.


Um abraço,

Rogerio de Souza Santos
TAFAREL TOLEDO

Tafarel Toledo

Prata DIVISÃO 5, Técnico Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 09:49

Exato Rogerio, como eu havia dito mais acima, não irá alterar o resultado da empresa, pois tudo se trata de despesas, porém, deve ser lançado separado, para efeito de conferencia em determinado periodo, estar cada despesa em sua devida conta.

MARTA LIDUÍNA MARTINS MENDES

Marta Liduína Martins Mendes

Iniciante DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 3 setembro 2013 | 17:06

Estou fazendo a contabilidade de uma empresa que revende rações,insumos para rações, medicamentos agropecuários, animais de pequeno porte (coelhos, pintos, galinhas), produtos para piscinas, roupas para vaqueiro e um número sem-fim de produtos do gênero. Minha pergunta é: como saber a tributação destes tipos de produtos no âmbito federal de PIS/COFINS com base na NCM? Agradeço a atenção e peço desculpa se não fui clara o bastante.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.