x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 4.145

Capital a Integralizar Lucro Acumulado Lançamentos

ROGERIO MESSIAS DA MOTA

Rogerio Messias da Mota

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 18:19

Oks... Abertura da empresa, capital subscrito de R$ 150.000,00 (2 Sócios 50%/50%):

D - Capital a integralizar
C - Capital Subscrito..............R$ 150.000,00

Integralização de R$ 60.000,00 por cada sócio (depósito bancário):

D - Banco conta movimento
C - Capital a integralizar...R$ 120.000,00

até aí ok...

Mas agora, a empresa teve R$ 85.000,00 de lucro no exercício, e os sócios decidiram distribuir entre eles R$ 55.000,00, e o restante de R$ 30.000,00 será utilizado para integralizar o Capital...

A parte da distribuição do lucro e mole... D-Lucros Acumulados, C-Banco conta movimento....

Eu imaginei que a parte da integralização fosse super simples também...

Tipow:

D - Lucro Acumulado
C - Capital a Integralizar

até aí ok... mas e o dinheiro? vai pra onde??? pq toda vez que integraliza capital o dinheiro vai p algum lugar... tipo D-Caixa, ou D-Banco conta movimento, ou D-Imoveis, ou D-Veículos, etc...

Mas neste caso... pra onde foi o dinheiro mesmo???

Imaginei o seguinte, mas não sei se meu raciocínio está correto...

Já que o Lucro Acumulado é uma obrigação da empresa para com os sócios, o qual deve ser pago aos sócios pela empresa (C-Caixa e equivalentes, C-Bancos, Etc...), logo, ao utilizá-lo para integralizar o capital social isso significa que a empresa deixa de ter esssa obrigação com os sócios.

Ou seja, seria o mesmo que a empresa D-Lucros Acumulados, C-Caixa, para fazer o pagamento do lucro aos sócios e eles retornarem esse dinheiro para o Capital a integralizar, desta forma: D-caixa, C-Capital a Integralziar...

Mas não sei se está correto... é isso mesmo?

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 2 setembro 2013 | 20:24

É isso mesmo.
O lucro não é representado só por dinheiro, ele está embutido em qualquer conta do ativo.

A conta caixa pode ser utilizada como conta transitória como você sugeriu.

Mas pode também fazer direto.

Só prepare os documentos para justificar o aumento patrimonial nas DIPFs. dos sócios.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.