x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 936

contabilização da folha de pagamento

JULIO SCHIOCHET

Julio Schiochet

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 4 setembro 2013 | 22:17

Boa noite colegas de profissão.
Estou com uma questão a ser vista.Temos um cliente nosso que veio de outra contabilidade certo, isso em 2013.Porem a contabilidade anterior não fechou 2012, e nem vai fechar.Teremos que fazer por nossa conta.Agora o problema é como fazer a contabilização da folha de pagamento, se nem temos se quer o resumo de todo o ano de 2012.Existe alguma saida para isso.Tem como eu fazer as provisões, pois o que temos são as folhas dos funcionários de todos os meses.Será que através destas folhas conseguimos fazer as provisões?
Desde já agradeço a ajude de todos.

Mauri Seabra

Mauri Seabra

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 setembro 2013 | 22:54

Julio,

Boa noite!!

Se está tão difícil assim acho que vai ter que se virar com o que tem mesmo na raça.

Tenta dar prioridade em 2013, pois vai ser responsabilidade do outro até ele assinar o termo de transferência.

Mauri Seabra
Soma Contabilidade, Tributário e Societário.
Araraquara/SP
MARCO ANTONIO MOREIRA

Marco Antonio Moreira

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 4 setembro 2013 | 23:00

Boa noite Julio!!

Uma dica , tente compor os valores de tras para frente, ou, pagto liquido de salario, mais os descontos, vc vai chegar no valor exato a ser provisionado,..

Abracos, ..

Ate.

CONTMORE - Gestao de Negocios
Thainã Lucas da Silveira

Thainã Lucas da Silveira

Prata DIVISÃO 1, Diretor(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 4 setembro 2013 | 23:50

Ao meu ver nesse caso, considerando que você tem todas as folhas do ano de 2012 em mãos, será fazer as provisões com isso mesmo, para isso tem de saber:
- O Regime de Tributação do seu cliente em 2012
- FPAS do seu cliente
- Se regime de tributação for Lucro Presumido ou Lucro Real, saber qual percentual à terceiros deve contribuir
- Alíquota do FAP, que varia de 0,5 a 2,0 e aumenta ou diminui o RAT.

Com essas informações você conseguirá provisionar o INSS à recolher, o FGTS à recolher, IRRF à recolher se for o caso, salários à pagar e pró-labore à pagar.

Para conferir com seus cálculos, peça à seu cliente todas as guias de recolhimento pagas de INSS, FGTS e Darf no código 0561 (IRRF).

Isso será trabalhoso, levará algum tempo, o correto é solicitar essa contabilização ao contabilista anterior, visto que é de responsabilidade dele, caso ele não o faça, cabe até uma denúncia ao CRC.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.