x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.393

Livro Diário sem registro há mais de 20 anos

LEANDRO YUKIO KAGUEYAMA

Leandro Yukio Kagueyama

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 10:47

Olá amigos do Fórum. Peguei recentemente um cliente prestador de serviços médicos cuja empresa está aberta desde 1975 e não fez registro do Livro Diário desde 1990. Gostaria de regularizar, porém não tenho dados de antes de 2007 para poder fazer estes livros hoje. A pergunta é: E agora o que eu faço? Só consigo gerar livros de 2007 pra frente, poderia gerar o Diário 2007 como número 01? O cartório aceitaria? Desde já agradeço.

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 5 setembro 2013 | 14:57

A receita federal só aceita o diário como documento comprobatório se ele for registrado até a data da entrega da DIPJ.

O Cartório para registrar um livro, exige cópia dos termos de abertura e encerramento do anterior.

De outro lado, passados mais de 5 anos o Diário já não é mais tão necessário, salvo algum processo em andamento.

Assim, acho que você pode dizer que o Diário de 2007 é o nº 1 emitido por sistema eletrônico de processamento de dados.

Antes de encadernar, consulte o cartório.



O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.