x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.650

encerra empresa

ELENILDO MONTEIRO DA SILVA

Elenildo Monteiro da Silva

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sábado | 7 setembro 2013 | 12:00

bom dia pessoal.
preciso de ajuda, estou encerrando uma empresa e tenho que encerra os saldo das provisões de décimo terceiro salário, verificando o balancete constatei que por falta de conciliação não foi zerado o saldo em 2012 o que dificulta ser zerado agora tendo em vista que o balanço de 2012 já foi fechado e declarado que foi jogar os valores desse ano para rescisão mais ficou a credito por conta do saldo que iniciou em 2013,gostaria de saber se alguém tem a ideia de como fazer para zerar o saldo.e se possível me mostrem os lançamentos.

Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 10 anos Sábado | 7 setembro 2013 | 13:29

Olá amigo, quando você menciona "ENCERRANDO" se refere estar encerrando a atividade com a extinção da mesma ou apenas o encerramento do balanço 2012, se for extinção da empresa, pergunto;

1. Qual a data do encerramento/baixa da empresa junto a RFB? (Vide DBE de extinção)

2. Você registrou o livro diário da mesma e/ou qual último livro registrado?

Por favor, seja mais claro com a sua dúvida, pois podemos entender errado e te orientar de forma diferente, enfim, SE FOR BREVE EM RESPONDER poderei tentar lhe ajudar (estou promovendo um estudo e quase não estou acessando o fórum), caso contrário, nossos colegas vão tentar ajudá-lo.

Fique em paz

Att.
Vanderlei

ELENILDO MONTEIRO DA SILVA

Elenildo Monteiro da Silva

Bronze DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sábado | 7 setembro 2013 | 14:28

bem vanderlei.
a empresa vai ser extinta sim.
a data de encerramento é até o dia 30/09.
o ultimo diário foi em 2012.

sendo mais claro,foi fechado o balanço em dezembro de 2012 e declarado,e a empresa continua ativa a data de hoje,e será encerrada esse mês,para isso tenho zerar as obrigações.acontece que a conta provisão décimo terceiro salário deveria ser transportada para conta décimo terceiro a pagar em dezembro tendo em vista que é pago no mesmo mês,só que por falta de conciliação não foi feito ficando os valores para o ano de 2013,então joguei a provisão desse ano para a recisao e permanece o saldo do ano 2012.o que faço com esse valor,pois não posso declarar o encerramento com essa obrigação.

Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 10 anos Sábado | 7 setembro 2013 | 14:53

Caro Elenildo, outra pergunta para concluir o entendimento;

Foi feito somente a provisão do 13. salário na contabilidade (D- Provisão 13 salário C- Provisão de 13. Salário a pagar e seus encargos), certo?

Outra coisa, penso que não foi feito o pagamento desse 13. na contabilidade, certo?

Diante do exposto, falta

- Fazer a transferência para o 13. a pagar (como vc disse)
- Pagamento do mesmo, uma vez que não foi feito em dezembro/2012

Correto?

vou sair agora, quando eu voltar, lhe passo os procedimentos para regularizar.

abraços

Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 10 anos Sábado | 7 setembro 2013 | 22:39

Pois bem, utilize-se do principio da oportunidade para ajustar na contabilidade essas inconsistências (Janeiro/2013), uma vez que seu livro diário 2012 está registrado;

Faça a transferência e/ou pagamento oportunamente nesta data supracitada do 13. salário que ficou em aberto, como não envolve contas de resultado, será apenas acerto das contas patrimoniais, levando em conta que o saldo do passivo/13. salário a pagar e Caixa estão a maior pela ausência do pagamento, por fim, mencione no histórico do que se trata.

Já na extinção da empresa, crie uma conta corrente para os sócios e efetue a baixa de todas as contas patrimoniais.

Espero ter entendido e ajudado, qualquer dúvida volte a contatar.

Att.
Vanderlei

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.