x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.988

Ativo Imobilizado

Lucimar Lara de Serpa

Lucimar Lara de Serpa

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2013 | 15:50

Boa tarde a todos,
Estou vivenciando uma situação para mim inusitada, ou seja, temos duas empresas sendo a Empresa Filial em atividade plena e a Matriz atualmente em construção ( Ela está parada sem movimentação financeira ou contábil ); O meu patrão tem comprado mercadorias com natureza de operação "Vendas mercadorias adq. e receb. de terceiros" e pedindo que eu lançe como "uso/consumo" e "ativo imobilizado" em nome da Matriz e querendo que eu faça o lançamento na Filial e posteriormente quando a Empresa Matriz for inaugurada, deverei fazer a transferência para a mesma.
O que mais preocupa é que todas estas notas fiscais compradas veem com natureza da operação de "Vendas mercadorias adq. e receb. de terceiros" e não vendas para o "Ativo imobilizado".

Posso lançar notas fiscais que vieram em nome da Matriz na Filial?
E com relação ao tipo de natureza da operação?
Obrigado.

Carlos Pinheiro

Carlos Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2013 | 16:12

Lucimar Lara de Serpa boa tarde!

Se a nota fiscal esta sendo emitida contra a filial, a mesma deve constar no livro de entradas da filial.

Em relação ao tópico ativo imobilizado, não existe problema se a discrição vier com o CFOP delimitando como “Vendas mercadorias adq. e receb. de terceiros". A classificação de ativo imobilizado deve seguir aquela disposta no CPC 27 e no ICPC 10.

Sugiro que análise criteriosamente se o bem é realmente ativo imobilizado, bem de natureza permanente ou deve se deve contabilizado diretamente no resultado.

Carlos Pinheiro
Contabilista

Lucimar Lara de Serpa

Lucimar Lara de Serpa

Iniciante DIVISÃO 2, Auxiliar Administrativo
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 16:09

Obrigado Carlos

Com relação à sua afirmação:
"Se a nota fiscal esta sendo emitida contra a filial, a mesma deve constar no livro de entradas da filial."

-> a nota fiscal é emitida em nome da matriz, porém, como a matriz está em construção aconselharam-me a lançar na filial toda a movimentação e posteriormente fazer a transferência dos produtos do Ativo Imobilizado.

Carlos Pinheiro

Carlos Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 17:37

Lucimar Lara de Serpa;

Esse conselho que lhe deram irá lhe causar problemas futuros com a suas declarações acessórias.

Carlos Pinheiro
Contabilista

Vicente eugenio

Vicente Eugenio

Prata DIVISÃO 1, Gerente
há 10 anos Sexta-Feira | 20 setembro 2013 | 21:19

boa noite,
Se a NF estiver em nome da matriz, jamais pode ser registrado na filial, já que a Matriz já tem CNPJ proprio.
Voce pode registrar no imobilizado da propria Matriz, mas não poderá fazer a depreciação, pois ainda não está em uso.

O registro do ativo imobilizado é regulado pela NBC T 19.1.



São classificados ainda, no imobilizado, os recursos aplicados ou já destinados à aquisição de bens de natureza tangível, mesmo que ainda não em operação, tais como construções em andamento, importações em andamento, etc.


Mas se estiver a NF no nome da filial, pode lançar no imobilizado. Quando a Matriz estiver pronta voce emite uma nota fiscal com o preço de custo para a Matriz.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.