x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.270

Primeiro balanço patrimonial de uma ME

Herivelto Sarges

Herivelto Sarges

Prata DIVISÃO 2, Gerente Financeiro
há 10 anos Quarta-Feira | 11 setembro 2013 | 21:32

Bem, ainda sou acadêmico, mas acredito que seja aqui a melhor sala para se discutir esse assunto. Gostaria de fazer um BP numa micro empresa por motivos de administração, mas para eu conferir todas as mercadorias que são vários seguimentos estivas, ferragens, eletrodomésticos e armarinho passaria muito tempo e ferragens e eletrodomésticos que têm fluxo de entrada e saída muito baixa, talvez haja itens de 3 anos no estoque e somasse a isso a precariedade de recursos tecnológicos como sistemas que facilitaria a tarefa. Gostaria de saber se os contadores tem um "macete" para fazer o primeiro balanço patrimonial numa empresa que funciona há anos e nunca fez qualquer inventário e deixar menos trabalhoso do que ir atrás de notas por notas?

Carlos Pinheiro

Carlos Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 07:52

Herivelto Sarges bom dia!

Não existe macetes na contabilidade. Deve-se seguir a risca o disposto na Leis que regem a contabilidade mercantil, os pronunciamentos contabeis e as normas brasileiras de contabilidade.

Em relação a seu questionamento, sugiro que faça um balanço de abertura para evidenciar todas as adequações que se fizerem necessárias.

Lembre-se, se por algum motivo o orgão compentente glossar a sua escriturãção contábil e fical considerando-a imprestavel, voce automaticamente será tributado pelo lucro arbritado.

Boa sorte.

Carlos Pinheiro
Contabilista

Herivelto Sarges

Herivelto Sarges

Prata DIVISÃO 2, Gerente Financeiro
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 09:26

Carlos Pinheiro obrigado pela explanação. Apenas adicionando a informação melhor, a empresa possui contador, obviamente ele possui o inventário e esse inventário devido circunstâncias que não vem ao caso, não condiz exatamente com os estoques, mas de qualquer forma como é microempresa, acredito que não é só aqui na minha cidade aquele velho discurso infelizmente de alguns contadores que BP é só para empresa grande já que é comum empresários não demonstrar tbm interesse e muito menos conhecimento da importância dessa ferramenta. Eu tenho acesso a todas as notas, mas sei que o trabalho seria árduo para levantar todos os itens. Mas lembrando que esse BP não seria para fins legais, mas sim para fins administrativos

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.