x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 17

acessos 19.316

CAPITAL SOCIAL

Ana Rita Ferreira de Sousa

Ana Rita Ferreira de Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Terça-Feira | 25 dezembro 2007 | 20:40

Boa noite a todos... gostaria de uma ajuda.. tenho uma empresa no ramo de comercio que tem um capital social de 20.000,00, como faço pra implantar o capital na contabilidade, digo quais os lançamentos que devo fazer?E na hora de encerrar o balanço, como so tenho o capital a lançar meu ativo não vai estar igual ao meu passivo (balanço de abertura não vai bater né?)Como devo proceder? gostaria da ajuda de vcs e se possivel detalhadamente pois nunca fiz estes lançamentos...


obrigada.

RICARDO RAMOS MIRANDA

Ricardo Ramos Miranda

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Quarta-Feira | 26 dezembro 2007 | 08:53

ola ana,

o capital já foi totalmente integralizado? se foi e so vc lançar o valor do capital no P.L. e em contrapartida a forma como ele foi integralizado no ativo, por exemplo, se foi integralizado em dinheiro lançar o valor em caixa, entendeu?
caso ele não tenha sido integralizado totalmente e so lançar a parcela q nao foi integralizada no P.L. na conta capital a integralizar que e uma conta redutora da conta capital e desta forma seu balanço será igual tanto no ativo como no passivo, ok?
espero ter lhe ajudado, caso contrario estou a disposição, abraços.

Ana Rita Ferreira de Sousa

Ana Rita Ferreira de Sousa

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2007 | 08:17

bom dia Ricardo...
Meu capital já esta totalmente integralizado.. meu lançamento ficaria assim:

D- Caixa
c-capital social

(eu debito o caixa porque esta "entrando" o dinheiro do capital no meu caixa ou é ao contrário?)

Se estiver certo este lançamento, meu ativo ficará igual ao meu passivo ?
Aguardo.. e desde já muito obrigada por sua atenção!
Boa quinta feira.

PAULO DA COSTA MACHADO

Paulo da Costa Machado

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 16 anos Quinta-Feira | 27 dezembro 2007 | 09:24

Olá, Ana Rita: Academicamente os lançamentos pela integralização do Capital Social são:

Sócios Conta Capital (D)
Capital (C)
Pela subscrição: (exemplo)Sócio (X)......... 10.000,00
Sócio (Y)........ 10.000,00

Caixa ou Bancos (D)
Sócios C/ Capital (C)
Pela Integralização: ( como acima ) 20.000,00

Observe que a conta transitória " Sócios conta Capital " se anula. A conta Capital permanece credora no passivo e compensa-se com as contas do ativo "Caixa ou Banco".

Quando o jogo termina o peão e o rei vão prá mesma caixa.
emerson garcia da silva

Emerson Garcia da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 14 anos Domingo | 13 setembro 2009 | 01:12

boa noite caros amigos, gostaria da opiniao de vc.

o que vc fazem quando o cliente manda o extrato bancário do mês 02/2009 sendo que o saldo inicial nao é o mesmo que o saldo final do mês 01/2009. lembrando que ja foi avisado ao cliente sobre a importancia do saldo fina e o saldo final.pois nós notificamos este cliente, mais fica dificil trabalhar assim.

outra pergunta é a seguinte:
o cliente mando o extrato bancário com diversas despesas,tipo:
agua,luz,telefone,aluguel.porem o cliente não nos manda o domumento original de cada despesa autenticada , ou seja só aparece no banco.pois eu coloco como adiantamento a sócio, não tem como saber se esta despesa é da pessoa juridica , ou fisica.
nao sei se ela é da empresa ou se ela é de outra pessoa.

gostaria de saber a opiniao de vcs caros amigos.

emerson garcia da silva

Emerson Garcia da Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Auxiliar Administrativo
há 14 anos Domingo | 13 setembro 2009 | 01:49

outro fato é o seguinte.

o cliente nos manda no mês 02/2009 5 nf.compra ref. 01/2009 compras estas que são para o vencimento do mês subsequente da data de emissão. pagas no mês 02/2009 conforme boleto.
só que no mês 02/2009 o cliente nos manda 10 boletos pagos referentes ao mês 01/2009.

pois eu lanço estas notas de entrada no mês da emissão no fiscal.ja creditando o meu caixa. ex.

(1) d mercadoria para revenda
(1) c a caixa

pois eu faço isso porque se eu ficar pagando todos os 10 boletos,minha conta Fornecedores vai ficar negativo (vermelho), ao invés de zerar.

novamente gostaria da opinião de vcs caros colaboradores.

ex.

dia 15/01/2009

h estoque mercadoria
d mercadoria revenda
c á fornecedores R$ 10.000,00
compl. pela compra de mercadoria da C&A conf. nf.0001

baixa da obrigação

dia 15/02/2009

h pagamento de fornecedor
d fornecedores
c á caixa
compl. pela compra de mercadoria da C&A conf. nf.0001

h pagamento de fornecedor
d fornecedores
c á caixa 5.000,00
h pela compra de mercadoria de Riachuelo ltda conf. nf 0004

como este exemplo mostra, meu saldo da conta fornecedores fica negativo. pela falta de nota fiscal que o cliente não nos manda.

boa noite a todos. espero que vejam o meu cajo e gostaria de obter respostas pessoais de vcs.

Bruno Antas Silva

Bruno Antas Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 17:15

o que vc fazem quando o cliente manda o extrato bancário do mês 02/2009 sendo que o saldo inicial nao é o mesmo que o saldo final do mês 01/2009. lembrando que ja foi avisado ao cliente sobre a importancia do saldo fina e o saldo final.pois nós notificamos este cliente, mais fica dificil trabalhar assim.

Olá Emerson, neste caso sugiro a você rever o saldo final do extrato de 12/2008 e se não estiver batendo com o inicial de 01/2009,deve fazer uma nova conciliação bancaria em dezembro/2008 e refazer a conciliação de janeiro de 2009 tb.
Grande abraço...

Bruno Antas .´.
Bruno Antas Silva

Bruno Antas Silva

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 14 anos Quinta-Feira | 22 outubro 2009 | 17:31


outra pergunta é a seguinte:
o cliente mando o extrato bancário com diversas despesas,tipo:
agua,luz,telefone,aluguel.porem o cliente não nos manda o domumento original de cada despesa autenticada , ou seja só aparece no banco.pois eu coloco como adiantamento a sócio, não tem como saber se esta despesa é da pessoa juridica , ou fisica.
nao sei se ela é da empresa ou se ela é de outra pessoa

Caro Emerson,

sei o quanto é complicado relação do setor contábil com um setor financeiro que não nos ajuda a trabalhar corretamente.Neste caso sugiro não contabilizar enquanto o financeiro não mandar os documentos formais referente a cada despesa ou recebimento. Minha opnião é que vc deve fazer uma relação de pendências e enviar a mesma para eles.

Abraços...

Bruno Antas .´.
VALERIA REGINA DE ASSIS

Valeria Regina de Assis

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar
há 12 anos Terça-Feira | 27 março 2012 | 09:24

Bom dia! amigos preciso de uma ajuda por favor.

estou com uma duvida., vou começar a lançar um balanço inicial., uma empresa iniciou em 2010, neste ano só teve o capital social de R$ 48.000,00, e não foi integralizado nada no contrato social diz a integralizar , como faço o lançamento contabil?

d- capital social subscrito
c- (-)capital a integralizar
( só preciso fazer este lançamento)?

essas contas fica no plano de contas ( patrimonio liquido)? meu plano de contas esta confuso?
essas duas contas acima fica no patrimonio liquido?
segue como esta no meu plano de contas:

2.5 - PATRIMONIO LIQUIDO

2.5.1 - CAPITAL
2.5.1.01 - CAPITAL SOCIAL
2.5.1.01.001 - CAPITAL INTEGRALIZADO
2.5.1.01.001 - CAPITAL SUBSCRITO
2.5.1.01.002 - (-) CAPITAL A INTEGRALIZAR

muito obrigada, no aguardo

abraços

VALERIA REGINA DE ASSIS

Valeria Regina de Assis

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar
há 12 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 15:18

Ola., tem algume p me ajudar preciso fechar este balanço., rsrsrsr

a empresa tem 4 socios o capital é de R$ 48.000,00, CADA SOCIOS FICA COM 25% do capital social ou seja cada socio tem 12.000,00,

somente 16.239,27 foi integralizado como faço o lançamento

o q esta confuso é o plano de conta

obrigado
a todos

Diego Guimarães Pazin

Diego Guimarães Pazin

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Segunda-Feira | 14 maio 2012 | 18:04

Valéria, usando o seu plano de contas, os lançamentos são o seguinte:

D - (-) CAPITAL A INTEGRALIZAR
C - CAPITAL SUBSCRITO


Na integralização (a conta do débito vai variar de acordo com o tipo de integralização) você deve fazer o seguinte:

D - CAIXA
C - (-) CAPITAL A INTEGRALIZAR


Espero ter ajudado!

Abraço.

VALERIA REGINA DE ASSIS

Valeria Regina de Assis

Prata DIVISÃO 2, Auxiliar
há 12 anos Terça-Feira | 15 maio 2012 | 09:07

Ola., Diego, ajudou sim. fiz estes lançamento assim.. obrigada
só mais uma duvida no balancete de verificação ficou assim

(-) capital social a integralizar D- 48.000,00 C- 16.239,27 Saldo atual 31.760,73D

ou seja o saldo ficou devedor esta correto? este valor que sera a pagar..

obrigada pela ajuda

Diego Guimarães Pazin

Diego Guimarães Pazin

Iniciante DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 12 anos Terça-Feira | 15 maio 2012 | 09:46

Sabendo que o PL tem natureza credora, temos que o saldo da conta redutora (-) do PL é sempre devedor. É isso mesmo, Valéria. O saldo dessa conta tende a zerar até que todo o capital seja integralizado na companhia. Espero ter ajudado.

Abraço.

RAFAEL LAUREANO

Rafael Laureano

Prata DIVISÃO 5, Despachante
há 11 anos Quinta-Feira | 26 julho 2012 | 10:08

BOM DIA!
Estou com um processo de aumento de capital de uma HOLDING que era 5 milhões e passa a ser 20 milhões. Este capital será integralizado em 24 meses. Alterações anteriores foram feitas com sucesso, mas desta a ves a JUNTA COMERCIAL DO RJ pela 2ª vez entrega o processo em exigênia dizendo que o capital deve ser totalmente integralizado.
Alguém já passou por algo semelhante?

Rafael Laureano
Legalização de Empresas
Despachante Documentalista CRDD-RJ
[email protected]
whatsapp 21-9-7560-9976
skype [email protected]

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.