x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 9.429

DRE Mensal - Cartão de Crédito

Guilherme

Guilherme

Iniciante DIVISÃO 2, Gerente Informática
há 10 anos Quinta-Feira | 12 setembro 2013 | 20:10

Olá,
Primeiro gostaria de agradecer e parabenizar o forum, pela riqueza e pelas ajudas que voces tem feito. Gostaria de dizer que não sou nenhum profissional de contabilidade, sou profissional de TI (informática) e estou com um sistema que me permite criar uma DRE e tenho algumas duvidas sobre isso. É importante dizer que em meu sistema, a DRE é baseada em contas do meu livro Caixa, e e cadas conta é baseada em movimentação do periodo, seja ela qual for, mensal, bimestral, voce escolhe, dito isso, gostaria de ir as perguntas.
1 - Existe uma Conta chamada Venda Bruta, dentro dela tenho os meios de pagamanto, dinheiro, débito, crédito...., ou seja, ela é a soma dessas formas de pagamento, se o cartão de crédito é venda retroativa, pois recebemos com 31 dias, está DRE está correta ? como funciona isso, pois a Conta - Forma de pagamento Cartão de Crédito, só é somada quando dou baixa no cartão de crédito que entrou no dia, não sei se consigo explicar, mas tentei.
2 - Sem querer abusar, se alguem conseguir me ajudar, gostaria de uma DRE e um Livro caixa para comércio, só para me ajudar.
Desde já agradeço.

Renan Caxilé

Renan Caxilé

Prata DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 13 setembro 2013 | 13:27

Caro Guilherme

A DRE é elaborada pelo regime de competência não caixa, portanto você deveria utilizar a data em que a venda foi efetuada independente se os valores forem recebidos ou não, aconselho inserir os custos com comissões de vendas a cartão de crédito na DRE de forma a reduzir a receita.

Atenciosamente

Renan Caxilé
Consultor Contábil / Fiscal
Formação em Andamento em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Ceará

Diego Davel Bonfim

Diego Davel Bonfim

Bronze DIVISÃO 3, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 11:11

Cartões de crédito geralmente em sistemas são consideradas uma conta financeira assim como caixa, bancos... E não como receitas e despesas.

A questão do tempo contábil sempre pode ser resumido em receita/despesa e desembolso, ou seja, a receita/despesa é definida na data da nota fiscal ou previsão contratual, e o desembolso na data do pagamento.

A DRE leva em consideração a data da receita/despesa e não a do desembolso, portanto, se você está falando de receita você deve usar notas fiscais de venda para fazer esse registro na DRE e não a data do extrato do cartão.

Vania Zanirato
Moderador

Vania Zanirato

Moderador , Encarregado(a) Pessoal
há 10 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 13:36

Boa tarde a todos,

Planilha enviada pelo Emilio anexada com sucesso.
Para baixar clicar em: Tópico com arquivo(s) para download.

Att,.

Vânia Zaniratto

"Respeite as Regras do Fórum"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.