x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 14.821

Estoque em poder de terceiros

RAFAEL FEDRIZZI

Rafael Fedrizzi

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sábado | 14 setembro 2013 | 18:44

Olá pessoal... Tenho um cliente que encaminha material próprio para industrialização em terceiros, sendo que essa MP não passa pelo estabelecimento dele vai direto do Fornecedor para o Industrializador. Ele recebe no retorno da mercadoria insdustrializada 2 NFs de serviços e produtos (retorno de beneficiamento e material beneficiado) Gostaria de saber como controlar essas operações Contabilmente. Desde já agradeço a todos!

Carlos Pinheiro

Carlos Pinheiro

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 08:29

De acordo com o CPC16 o Estoque de terceiros deve ser controlado em rubrica distinta.


D – Estoques de Terceiros (Ativo Circulante)

C – Mercadorias de Terceiros em Depósito (Passivo Circulante)

Carlos Pinheiro
Contabilista

RAFAEL FEDRIZZI

Rafael Fedrizzi

Iniciante DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 18:45

Boa tarde,Carlos muito obrigado pela resposta... mais acho que eu não fui bem claro na minha dúvida...Suponhamos que eu faça compra de MP e que eu encaminhe essa MP para industrialização em terceiros, sendo que essa MP não passa pelo meu estabelecimento vai direto do Fornecedor para o Industrializador. E no retorno da mercadoria industrializada eu recebo 2 NFs (1 de serviços e outra dos produtos) (retorno de beneficiamento e material beneficiado) Gostaria de saber como controlar essas operações Contabilmente. E se esse Valor da NF de serviço do industrializador entra tbm no meu estoque?
desde já agradeço!

Fernanda Ruiz

Fernanda Ruiz

Iniciante DIVISÃO 1, Auditor(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 14:08

Boa tarde, Rafael

Esse processo é o de subcontratação.

A entrada por compra da MP será pelo CFOP, dependendo da finalidade da MP.

1101 - quando MP
1102 - quando revenda
2101 - quando fora do estado
3101 - quando importado

O fornecedor deverá emitir uma nota fiscal triangular uma de venda para o seu estabelecimento (essa alimenta o estoque MP) e a outra para o fornecedor que irá industrializar, quando entrar a NF de venda você deverá emitir outra NF conforme abaixo:

Para saída da MP será com uma NF CFOP 5901 que essa operação irá retirar o material do estoque "livre" para estoque em terceiros. (não sei qual o sistema vc possui).

no retorno o fornecedor deverá emitir uma NF CFOP 5902 que é o retorno da MP, para que possa baixar o valor alocado na conta poder em terceiros.

outra NF CFOP 5124 que retornará o valor do serviço, mas o material acabado ( que alimentará o estoque).

Para controle contábil você precisa entender se o sistema que você trabalho esta parametrizado para as operações acima.

Espero ter ajudado. Fernanda






O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.