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contabilização carteira de clientes

Renata Monteiro

Renata Monteiro

Iniciante DIVISÃO 3, Coordenador(a) Controladoria
há 10 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 11:29

bom dia!

minha empresa acabou de adquirir uma carteira de clientes da empresa concorrente, não estamos adquirindo a empresa somente a carteira de clientes que ela possui, como faço para contabilizar essa compra? como ativo intangível? se sim eu devo amortizar esse ativo?

obrigada!

Heloisa Motoki
Consultor Especial

Heloisa Motoki

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 16 setembro 2013 | 12:40

Renata Monteiro
Bom dia

Há interpretações para lançar em Ativo Intangivel mas essa decisão vai depender muito de como a empresa atua, segue um exemplo bem simples postado em no Fórum Concurceiros.

A resposta é: DEPENDE.

Vamos a um exemplo:

Suponha que uma pequena editora de livros didáticos (digamos, livros para concursos) começe a fazer propaganda em cursinhos, em sites especializados e a vender os seus livros por email.

Depois de algum tempo, a Editora tem uma carteira de clientes com 30.000 emails de concurseiros e pessoas interessadas em seus livros.

Ao lançar um novo livro, ela manda um email para a sua carteira e gera uma demanda razoável.

Sem dúvida, a lista de clientes aumenta o potencial de lucro da emrpesa.

Mas o goodwill gerado internamente não pode ser reconhecido, portanto, a carteira de clientes (a lista de emails) não gera nenhuma contabilização.

Eventuais gastos com a lista vão para despesa.

Os emails estão todos numa relação, sem nenhum tratamento.

Aí, a empresa contrata um programador, que põe em ordem os emails, cria um programa para classificá-los, e a editora passa a alugar a sua lista de emails para interessados.

Vamos supor que o custo para por em ordem a lista seja de 10.000. Este valor será contabilizado como ativo intangível.

E se a lista valer, digamos, 50.000? Fica contabilizada por 10.000, que foi o custo para organizá-la. O goodwill gerado internamente não deve ser reconhecido.

(Lembra do exemplo da marca da coca-cola? A marca vale milhões, mas vai para o intangível só o valor gasto com a renovação do registro).

Quando a empresa passa a alugar a lista, e a obter renda com isso, ela atende a condição de ser separável.

E a amortização? No caso, a vida útil é indefinida (alguns concurseiros são aprovados e abandonam a doce vida de estudante, outros começam a estudar), portanto a carteira de clientes vai se renovando e não tem prazo definido para acabar.

Assim, não deve ser amortizada.

Mas deverá ser submetido ao teste de recuperabilidade anualmente. Se o valor de uso ou o valor de mercado ficar menor que o valor contábil, a empresa deverá reconhecer uma perda.

O exemplo acima, aplicado à carteira de cliente, vale para os outros itens também.



Heloisa Motoki

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