x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 5.071

Arrendamento mercantil operacional

Gilson J. Silva

Gilson J. Silva

Iniciante DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 14:51

Ola colegas, sou estudante do curso de Ciências Contábeis e tenho uma duvida com relação a questão abaixo, gostaria de saber se alguém pode me ajudar a resolver esse exercício:

Em dezembro de 20X0 uma empresa realizou um contrato de arrendamento mercantil com um banco, para um veículo de carga. O contrato estabeleceu uma contraprestação anual de R$ 18.000, com vencimento ao final de cada exercício. O período é de 5 anos e uma taxa contratual de juros de 12% ao ano.
Não há opção de compra estipulado no contrato. O valor justo do bem é $ 67.000. O valor residual utilizando o critério de depreciação econômica após 5 anos é R$ 10.000,00. O arrendamento mercantil é financeiro ou operacional? Por quê?
Sendo o arrendamento mercantil considerado como financeiro, pede-se: Calcule a despesa de depreciação e a despesa de juros incorridas em cada ano;

1) Demonstre as contabilizações pertinentes nos razonetes:

Aquisição do Ativo;
2) Depreciação do Ativo;
3) Apropriação dos Juros;
4) Pagamento das Parcelas.



Grato.

Amanda Pereira

Amanda Pereira

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 15:37

Pelo o que eu já estudei dessa matéria é arrendamento financeiro, mas o que me deixou na dúvida, foi que no enunciado disse que não há a opção de compra no fim no prazo.

Amanda Pereira

Amanda Pereira

Prata DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 17 setembro 2013 | 15:45

Que eu me lembre os lançamentos são os seguintes:

Aquisição do Aivo

D- veículo
D- juros sobre leasing ou arrendamento mercantil (curto prazo)
D- juros sobre leasing ou arrendamento mercantil (longo prazo)
C- leasing financeiro ou arrendamento mercantil (curto prazo)
C- leasing financeiro ou arrendamento mercantil (longo prazo)


Depreciação

D- despesa com depreciação
C- depreciação acumulada

Apropriação dos Juros

D- despesa com juros
C- juros sobre leasing ou arrendamento mercantil

Pagamento das Parcelas

D- leasing financeiro ou arrendamento mercantil
C- banco/ caixa

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.