x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 12.913

Apropriação e pagamento de salários

Eli Carlos Ferreira

Eli Carlos Ferreira

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 18 setembro 2013 | 10:29

Tenho uma dúvida. Uma empresa iniciou suas atividades em junho de X0. Em 1º de julho de X0 ela contrata um funcionário. Em 31 de julho de X0 ela fará os lançamentos contábeis de apropriação das despesas (salários), criando, dessa forma, uma obrigação (salários a pagar) para o próximo mês. Em 05 de agosto de X0 ela efetua o pagamento dos salários, zerando a conta salários a pagar. Este procedimento será feito por todo o ano de X0. A dúvida é: em 31 de dezembro de X0 ela fará os lançamentos de apropriação referentes ao mês de dezembro, contudo efetuará os pagamntos somente em janeiro de X1. Assim, sendo, como meu balanço patrimonial, em 31 dezembro de X0, fechará sendo que terei efetuado mais lançamentos no passivo, creditando a conta salários a pagar, do que no ativo, debitando o mesma conta? Em suma, considerando a contratação do funcionário em 1º de julho de X0, eu farei 6 lançamentos creditando a conta salários a pagar e, apenas, 5 debitando a conta salários a pagar.
Obrigado.

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 18 setembro 2013 | 14:50

Eli Carlos Ferreira
Boa tarde

Seu entendimento está perfeitamente correto.

Conforme disciplina os Princípios Contábeis, os fatos são registrados conforme as suas competências.

No caso da conta salários, haverá provisão em 31.xx e pagamento no mês seguinte por exemplo.

Da mesma forma que os tributos a recolher, etc.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"
Eli Carlos Ferreira

Eli Carlos Ferreira

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Administrativo
há 10 anos Quarta-Feira | 18 setembro 2013 | 15:48

Paulo, boa tarde! Desde já agradeço a atenção. Contudo, preciso ser um pouco mais exigente na minha pergunta. Diante da situação hipotética, acima exposta, eu terei efetuado 6 lançamentos a crédito da conta salários a pagar (apropriação) e efetuarei, apenas, 5 lançamentos a débito da mesma conta (pagamento dos salários). Assim sendo, em 31 de dezembro eu terei uma diferença no balanço patrimonial, ou seja meu passivo será maior que meu ativo. Como resolver isto?
Att

Paulo R. Schafer
Moderador

Paulo R. Schafer

Moderador , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 18 setembro 2013 | 16:11

Eli Carlos Ferreira

Após o encerramento do exercício, cabe lembrar que você deverá trazer o resultado apurado, com base na DRE para o seu Passivo, o que chamamos de "zeramento".

Se já realizou este procedimento, deverá retornar aos lançamentos e fazer a conferência.

Att.

"100% focado onde houver 1% de chance"

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.