x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 4.881

Provisão do IRPJ e CSLL com base no lucro real

Danilo Mendes

Danilo Mendes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 10 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2013 | 11:14

Provisão do IPRJ e CSLL com base no lucro real trimestral:
No fechamento da DRE tem um quesito que é provisão do IRPJ E CSLL como eu vou saber esses valores?

Por exemplo: COm base no lucro real trimestral, vou provisionar o valor que apurei em determinado trimestre, dezembro por exemplo. No proximo trimestre vou ter que provisionar o valor pago nos meses de janeiro, fevereiro e março para fechar a DRE e assim dando sequencia a contabilizaçao

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2013 | 14:10

Danilo,

Os valores de Provisão do IR e CS são apurados após cada Trimestre para pagamento no último dia do mês seguinte (lançar no último mês do referido trimestre) Há diversas regras que se deve levar em conta, principalmente quanto as despesas que são Indedutíveis (Ex. Multa, ver Lei nº 9.249/1995, art. 13 c/c a Instrução Normativa SRF nº 11/1996, que é vetado o seu aproveitamento para a base de cálculo.
Em exemplo seria:

Lucro Líquido ..... 10.000,00
(+) Adições
Multa de trânsito ....500,00
Doações ..............100,00
(-) Exclusões
Leasing .............(1.000,00)

= Lucro para Base de Cálculo 9.600,00

IR 15%
CS 9%


Mesmo assim é importante que você veja a legislação contida no site da Receita Federal

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2013 | 16:44


Não é tão simples assim. Você terá o Resultado Antes do IR e CSLL no qual deverá elaborar o LALUR com as devidas Adições e EXclusões (caso seja necessário) para assim identificar a Base de Cálculo (Lucro Real) .

A partir do valor pode haver um adicional de 10% para o IR, dependendo da base apurada, porém com redução de 20.000,00 na base de cálculo. Por isso acho interessante você verificar algum exemplo em sites contábeis além da legislação.

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
Danilo Mendes

Danilo Mendes

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Escritório
há 10 anos Quinta-Feira | 19 setembro 2013 | 16:57

Gostaria de saber como faço pra colocar a provisão na DRE, se devo calcular os impostos com o lucro obtido sem o resultado da provisão ou ir provisionando de acordo com os impostos pagos em um trimestre anterior.
Se puder me mande algum site ou o link da receita federal onde posso esclarecer melhor contabilizando de maneira correta.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.