x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 20.071

comodato e consignação

Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 24 setembro 2013 | 17:31

Oi Carina,

Seria importante o lançamento ainda mais por se tratar de Nota Fiscal. Uma vez contabilizada a entrada, quando o fornecedor solicitar o produto novamente (comodato) a empresa tomará com base para efetuar a saída da mesma por Nota Fiscal. O controle acaba sendo importante nesse caso.
Em Consignado deve também ser controlado em conta auxiliar (compensação), pois não se trata de um bem/produto da empresa e assim não deve circular pelas contas patrimoniais.

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade
Matheus  Gomide

Matheus Gomide

Prata DIVISÃO 2, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 25 setembro 2013 | 10:06

Oi Carina,


As Contas de Compensação são separadas em Compensação Ativo e Compensação Passivo no qual eu aloco ao final do Ativo e do Passivo, respectivamente. Porém na configuração do meu sistema eu consigo ocultar as informações das contas de compensação. Deve verificar como o seu sistema trabalha, informando um "código numérico" para a criação das contas no qual fique fora do restante das demonstrações.

Att,
Matheus G. da Silva
Contabilidade

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.