x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 539

Contabilização Matriz/Filial

Michele Maria Batista

Michele Maria Batista

Bronze DIVISÃO 3, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 14:02

Boa tarde meus caros colegas,
Estou precisando de uma ajuda:

Trabalho no setor contábil e estou escriturando uma empresa que possui uma filial. A matriz esta com o caixa super equilibrado, porem a filial esta com o caixa "credor" e vem se acumulando.

Gostaria de saber se posso e como posso emprestar um reforço de caixa para a filial saindo da matriz.

Já orientei o administrador para emitir mais notas fiscais, porem tem 2 meses que já esta negativo o caixa.

Alguém poderá me orientar?

Margareth Dias

Margareth Dias

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 14:32

Olá Michelle,

Pode sim ser realizado o empréstimo da Matriz para a Filial, deve ser feito um contrato de mutuo;
"Na operação de mútuo celebrado entre pessoas jurídicas é recomendável que se faça prova perante terceiros, principalmente perante uma fiscalização.

Diante desta questão, faz-se necessário elaborar um contrato expresso, no qual sejam fixadas as condições gerais da operação, prazo e forma de pagamento, juros e atualização monetária e outras condições e garantias inerentes ao contrato".

Fonte:fisconet

" Todo dia, é dia de salvar vidas, façamos nossa parte,vamos adotar animais das ruas."

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.