x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 660

Emissão/AutenticaçãLivros Fiscais Diario e Razão

Érica de Fatima Moraes Penha

Érica de Fatima Moraes Penha

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 17:16

Boa Tarde....

Tenho uma Empresa Do RJ que foi constituída em 2008, porém nunca teve movimentação a não ser troca do quadro societário e aumento de capital social (não integralizado), apenas começou a emitir notas em 2012.
Diante a isto, gostaria de saber...como eu emito o livro diário e razão. Emitido o 1º ref ao capital social (2008) e os demais até 2011 sem movimento, ou começo o 1º livro ref. a 2012?

Desde já agradeço a atenção

Érica Penha
Gerente Contábil
Marcelo Soares Vieira

Marcelo Soares Vieira

Prata DIVISÃO 4, Técnico Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 18:31

Érica de Fátima, boa noite!

No meu entendimento independente da empresa ter movimento ou não, os livros diários devem ser a ordem de ano (período).
Em 2008 livro 01; 2009 livro 2; 2010 livro 3; e assim sucessivamente.
Agora, quanto a impressão dos anos que não tiveram movimento, tenho dúvida como será a impressão dos mesmos.

Érica de Fatima Moraes Penha

Érica de Fatima Moraes Penha

Bronze DIVISÃO 4, Gerente Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 26 setembro 2013 | 23:17

Pessoal..obrigada pelas respostas...na verdade eu ja gerei o diario e razao de 2008 ate 2012...mas fiquei na duvida pq nao teve movimento ate 2012.
Outra duvida...eu vou autenticar todos os livros agora, porem houve troca do socio administrador...quem assina os termos de abertura e encerramento de todos os anos agora ou socio atual?
De qualquer forma eu vou na junta saber e postarei aqui para voces

Érica Penha
Gerente Contábil

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.