x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 8

acessos 11.413

DESPESAS CONTABEIS

Raphael Brino

Raphael Brino

Bronze DIVISÃO 5, Analista Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2008 | 10:20

Gostaria da vossa colaboracao
A empresa fez uma compra dos seguintes materiais: 1) peças p/ reposicao em maquinas; 2) materiais p/ seguranca de funcionarios.
Essa compra foi efetuada tudo numa só empresa com uma só NF. Duvida: Visto ser materiais diferentes, despesas contabeis diferentes, como irei procedar a contabilizacao dessa NF. visto ter 2 tipos de despesas mas em 1 só NF ? (lembrando q no livro fiscal foi lancado uma unica vez, valor total, como Material de Consumo)
Grato

Francisco Délio

Francisco Délio

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2008 | 11:39

Caro Raphael, bom dia!

A parte fiscal, não se confunde com a Contabilidade, são distintas. Nesse sentido, você deu entrada na NF. no livro fiscal, corretamente.

A contabilizaçao deverá seguir a caracteríctica de cada produto, e em que será utilizado na empresa. A contabilização deverá ser da seguinte forma:

D - Conservação de maquinas (CR)
D - Material p/segurança no trabalho (CR)
C - Banco/Nfs. a pagar (A/P)

Francisco Délio

Francisco Délio
MARCELO PEREIRA PERILLO

Marcelo Pereira Perillo

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2008 | 13:07

Somente complementando a resposta do amigo Francisco, gostaria apenas de explanar um detalhe, se o valor da peça de reposição das maquinas forem relevantes, ha outro tratamento e a despesa com material de segurança dos funcionários ( EPI ) no grupo de despesas com pessoal.

Marcelo Perillo
Osvaldo Librandi

Osvaldo Librandi

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2008 | 13:10

Raphael
Ok. acima esta tudo correto. Quando anota fiscal for unica e tiver diversos itens diferentes a classificação contabil de acordo com o plano de contas da empresa será para cada item correspondente. Então não importa quantos itens diferentes tem uma unica nf. o que manda é a classificação contábil., é claro que os valores de cada item classificados acompanham individualmente no lançamento. ok.
duvidas - volte a postar, espero-telo ajudado.
abraços

Osvaldo Librandi
JESUS é Paz
Francisco Délio

Francisco Délio

Prata DIVISÃO 3, Gerente Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 4 janeiro 2008 | 13:30

Raphael, o que o Osvaldo quis dizer, é o seguinte:

Peças de reposição de máquinas, em alguns casos, podem ser contabilizadas como Ativo Permanente. Porém, é bom tomar cuidado. O que determina, se o gasto será despesa operacional incorrida, ou Ativo Imobilizado, não é o preço da peça, mas sim a sua utilidade na máquina.

Para ser imobilizada, a peça precisa atender alguns requesitos necessários, como por exemplo o aumento da vida útil ou produtividade do bem.

Se a peça é simplesmente para reparar um conserto, então ela será contabilizada como despesa operacional. Já se ela agregar algum tempo de vida útil ao bem, ela será imobilizada.

Entretanto, para que essa operação seja legal, faz-se necessário a emissão de um atestado que comprove que aquela peça agregará vida útil ao equipamento. O profissional que emite esse atestado, é um engenheiro.

Sem esse atestado, não é permitido a imobilização da peça.

Certo,

Francisco Délio

Francisco Délio
Loreny M S Francisco

Loreny M s Francisco

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 12 anos Sexta-Feira | 21 setembro 2012 | 15:03

Boa tarde colegas,

Tenho um cliente que de dois em dois meses, troca toda montagem da vitrine, como classificar essa despesa? Não classifico mais como Instalação porque a vida útil, para a loja, é muito curta.
Desde já agradeço

Loren
Contadora
[email protected]

"Os dias prósperos não vêm por acaso; nascem de muita fadiga e persistência." (Henry Ford)

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.