x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 1.093

Não Uso da Depreciação!

Daniel Victor de Melo

Daniel Victor de Melo

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 09:18

Olá Amigos,
Sou Contabilista com pouca experiencia e estou pegando uma empresa que estava a mais de 5 anos com uma contabilidade externa, que hoje esta imigrando para um interna, no qual eu vou cuidar e percebi algumas coisas "erradas", a contabilidade nunca apurou a depreciação, como posso consertar isso?

Ouvi por alto de um conhecido que eu posso fazer o levantamento "real" dos bens da empresa e aplicar a depreciação dali em diante, MAS como fica o passado? e o que já foi depreciado? como contabilizar esse "novo começo"?

aguardo retorno, grato!

Obrigado desde já!

grato!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 10:21

Bom Dia Daniel Victor de Melo!

Os bens do Ativo Imobilizado devem estar escriturados no Livro de Inventário, daí vc vai ter lá as informações da data de compra e do custo de aquisição. A depreciação dos bens que têm vida útil se faz necessária, além de que há previsão legal no RIR - Regulamento do Imposto de Renda. Vc pode fazer a depreciação desses bens desde quando foram adquiridos pela empresa, porém as depreciações de 2012 para trás não poderão ser utilizadas como despesa neste ano de 2013, para isso é que usamos a conta "Ajustes Contábeis de Exercícios Anteriores" que fica dentro do Patrimônio Líquido. Logo, todos os ajustes que se fizer necessários para corrigir distorções de saldos, tanto em contas do Ativo como ou Passivo, e que não podem compor no resultado de 2013, serão lançadas na conta de Ajustes, todavia, quando na elaboração da Demonstração de Lucros e Prejuízos Acumulados no final de 2013, lá ficará evidenciado o uso da conta Ajustes Contábeis... e em nota será explicado todos ajustes. Att.

JOSE INACIO DE FRANÇA

Jose Inacio de França

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 10:29

Tim, bom dia

Corrigindo a finalidade do livro de inventário não é escriturar imobilizado e sim é obrigatório para todas as empresas, e tem o objetivo de registrar todas as mercadorias em estoques quando do levantamento do balanço da empresa, o que se usa para controle de imobilizadao são as chamadas fichas de imobilizado ou em planilhas.

Daniel Victor de Melo

Daniel Victor de Melo

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 11 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 10:35

Então Bill quando respondeu para olhar no inventario também fiquei com duvida, pois o inventario seria minha mercadoria apenas.Agora em relação "Ajustes Contábeis de Exercícios Anteriores" isso foi de grande ajuda, eu já vi isso em um balanço antigo. Obrigado!

Agora em relação ao controle de imobilizado preciso ver junto com antiga contabilidade para saber se tem esse controle, caso não tenha, terei que fazer o levantamento do imobilizado? Que é um tremendo trabalho, pois precisa levantar notas de coisas muito antigas, tanto que existem empresas que fazem esse tipo de trabalho.

agradeço desde já pelas respostas.

Obrigado desde já!

grato!

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 10:43

Correto o que José Inácio de França observou, o Livro de Inventário tem também é para fazer o registro do Estoque Inventariado para Balanço, dentre outras... apenas esqueci de ressaltar naquela minha explicação sobre as depreciações, que no Livro do Inventário também deve estar escriturado os bens que compõe o Ativo Imobilizado. Att.

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Segunda-Feira | 30 setembro 2013 | 19:27

Boa Noite Daniel Victor de Melo! Peço desculpas, pois fiz confusao com o Livro de Registro de Inventarios em relaçao ao controle dos Bens do Ativo Imobilizado! Um nao tem nenhuma relaçao com o outro. Att.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.