x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 6

acessos 8.145

Débito e Crédito

Cecília Helitânia Ripardo Mesquita

Cecília Helitânia Ripardo Mesquita

Bronze DIVISÃO 2, Não Informado
há 11 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 17:08

Estou iniciando os meus estudos na área contábil e estou com uma dúvida termenda em relação a Débito e Crédito.
Eu sei que o Ativo (bens e direitos) e Despesas tem natureza devedora - aumenta com débito e diminui com crédito;
Que o Passivo (obrigações), P.L. e Receitas tem natureza credora - aumenta com crédito e diminui com débito.
Mas tem algum ponto que não estou conseguindo fixar e espero que me ajudem.
Já estou praticando lançamentos, mas não entendo o por que de debitar e creditar.

Exemplo:

Despesa com aluguel no valor de R$ 2.000,00.

D - Aluguel 2.000,00
C - Fornecedor 2.000,00

Pagamento do aluguel

D - Fornecedor 2.000,00
C - Banco 2.000,00

Então, eu sei fazer o lançamento, mas não entrou na minha cabeça ainda por que debita um e credita outro.


Espero que alguém possa ajudar a esclarecer a minha dúvida.
Desde já os meus agradecimentos!




Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 11 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 18:42

Boa Noite Cecília Helitânia Ripardo Mesquita! A tua dúvida é normal. É a dúvida de todos nós quando começamos a estudar o assunto. Vou te sugerir a leitura do livro Contabilidade Básica do autor José Carlos Marion, pois lá, numa linguagem bem simples e boa didática, tenho certeza que você vai entender e como e quando usar o Débito e Crédito na Contabilidade. Leia o livro de depois vamos conversar sobre o que você não entendeu. OK?!? Boa Sorte! Att.

Mauri Seabra

Mauri Seabra

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 11 anos Quinta-Feira | 3 outubro 2013 | 18:54

Cecília,
Boa noite,

Se você começar pelo capital vai entender.

Quem investe em uma empresa espera retorno(lucro). A empresa que está recebendo o investimento tem um débito com este investidor. Portanto o investidor é credor desta empresa. O mesmo conceito se aplica as demais contas do Ativo e Passivo.

Tudo que pertence ao Ativo deve dar retorno ao Credor, seja banco, governo, investidores, trabalhadores.

Mauri Seabra
Soma Contabilidade, Tributário e Societário.
Araraquara/SP
Carla Costa

Carla Costa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 4 outubro 2013 | 13:31

Boa Tarde

O primeiro lançamento se faz pela provisão da despesa.

D - despesa (aumentando)
C - fornecedores(passivo - aumentando)

O Segundo lançamento se faz pelo pagamento:

D - Fornecedores (passivo) -diminuindo
C - Caixa(ativo) Diminuindo

Geralmente o lançamento de provisão é feito no regime de competência quando a despesa é do mês atual, porém o pagamento será realizado no mês seguinte.

Se a despesa for do mês atual o lançamento não precisaria ser provisionado, portanto não passaria por fornecedores.

Por exemplo:

D - Despesa(aumentando)
C - Caixa (diminuindo)

Walter José de Oliveira

Walter José de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 11 anos Sexta-Feira | 4 outubro 2013 | 18:19

Boa noite Cecília. Para tentar ajudá-la um pouco, tente visualizar as seguintes Definições.

Passivo e PL = Origens de Recursos
Ativo = Destinação de Recursos

Pra exemplificar:

Suponhamos que você vai abrir sua empresa e você precisa de 50.000 em patrimônio.
10.000 em Caixa
20.000 em Estoque
20.000 em Imobilizado

Isso significa que você precisa aplicar (destinar) 50.000 em recursos no seu ativo. Mas esses 50.000 virão de onde?

Talvez os sócios optem por dar esses 50.000 para a empresa, logo os sócios integralizarão 50.000 em Capital Social.

Assim a empresa teve 50.000 sendo originados no PL e aplicou esses 50.000 no Ativo das formas descritas acima.

Na sua contabilização você DEBITARIA todas as contas de Ativo e CREDITARIA o Capital Social. Ou seja, debitaria as aplicações (destinações) de Recursos e creditaria as origens. Caso o dinheiro viesse de um empréstimo bancário (ao invés de ser capital social), você creditaria Empréstimos, no passivo.

Agora podemos dizer também que:

Débito = Aplicação/ Destino de Recursos
Crédito = Origem de Recursos

Para mais exemplos:

1.1) Saque de dinheiro do Banco para deixar no Caixa:
D - Caixa (Destino)
C - Banco (Fonte)
Óbvio que o recurso saiu (originou) do banco e foi destinado ao Caixa.

1.2) Compra de Mercadorias a prazo:
D - Estoque (Destino)
C - Fornecedor (Fonte)
O recurso (estoque) saiu do fornecedor e foi para o estoque da empresa.

1.3) Pagamento de Empréstimos:
D - Empréstimos (Destino)
C - Banco (Fonte)
O recurso saiu da conta bancária e foi destinada ao Banco que emprestou (destinada a quitar o empréstimo).

Espero que essa interpretação inicial possa lhe ajudar no entendimento dos débitos e créditos. Outras análises podem ser feitas para auxiliar nessa interpretação, mas para começo de estudos isso lhe ajuda bem.

Ainda continue com as leituras sugeridas pelos colegas acima e não desista.

Att

Walter Oliveira.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.