Bom dia a todos! Primeiramente, gostaria de me identificar e demonstrar minha situação, até para entenderem a dificuldade que estou enfrentando. Sou proprietária de um escritorio contabil com meu pai... eu sempre mexi com a parte fiscal, e ele muito experiente, é o "cabeça" da empresa... todos os encerramentos passavam por ele até então.
Ocorre que ele adoeceu de uma hora prá outra, e não tenho condições de perguntar a ele como fazer o que tenho dúvidas... por isso estou recorrendo a voces, para ver se conseguem me auxiliar.
Temos como cliente uma construtora e incorporadora do L. Presumido; os proprietários querem dar baixa urgente na empresa, mas ela possui 06 aptos e 02 terrenos em estoque que não foram vendidos.
Querem passar esses imóveis nos nomes deles (sócios).
O que eu tenho que fazer contabilmente? Entendo que não vai ser uma venda, mas ao mesmo tempo tributada pelo valor que for passado aos sócios, que tb entendo nao poder ser abaixo do preço de custo.
Como fazer os lançamentos na contabilidade, baixando esses imoveis do estoque? Pelo fato da empresa estar encerrando suas atividades, vai ser totalmente tributada essa operação?
Se precisar de mais informações, eu passo a voces ok?
Muito obrigada e um ótimo domingo a todos!