x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 13

acessos 1.511

Despesas com Construção

Marina Rodrigues Marchi

Marina Rodrigues Marchi

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 11 outubro 2013 | 09:52

Bom dia.

Um cliente meu comprou um terreno, e nele está sendo construído um prédio. Isso foi lançado na contabilidade, como adiantamento á fornecedores, no ativo não circulante, quando ele termina de pagar, o fornecedor emite a NF. Agora que ele terminou de pagar vou transferir o valor para uma conta do Ativo Imobilizado. Certo?

Minha dúvida é: As despesas que ele teve, com material de construção e serviços, onde posso lançar?

Obrigada

Mauri Seabra

Mauri Seabra

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 11 outubro 2013 | 09:59

Marina,
Bom dia!!

Deverá ser criado uma conta no Ativo Imobilizado com título Construção em Andamento e quando concluir a obra dai transfere para outra conta de Ativo Imobilizado, por exemplo Prédio.

Mauri Seabra
Soma Contabilidade, Tributário e Societário.
Araraquara/SP
Mauri Seabra

Mauri Seabra

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2013 | 15:26

Marina,
Boa tarde!!

Deverá ser lançadas em conta do Passivo Circulante, Subgrupo Impostos Retidos e dai nas contas Inss Retido a Recolher e Issqn retido a Recolher.

Mauri Seabra
Soma Contabilidade, Tributário e Societário.
Araraquara/SP
Marina Rodrigues Marchi

Marina Rodrigues Marchi

Prata DIVISÃO 1, Assistente Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2013 | 15:45

O meu cliente questionou, desse valor pago de imposto sobre a nota, ser lançado na mesma conta de 'construções em andamento'.. mas acho que não faria sentido né?

Ex: D- construções em andamento
C- iss retido a recolher

Depois na hora do pagamento:

D- iss retido a recolher
C- caixa

Mauri Seabra

Mauri Seabra

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2013 | 15:57

Marina,

Em vez de debitar construções em andamento debita o Fornecedor, vai perceber que o saldo a pagar é o mesmo do total líquido da nota.

O restante está certo.

Mauri Seabra
Soma Contabilidade, Tributário e Societário.
Araraquara/SP
THALES OLIVEIRA DE PAULA

Thales Oliveira de Paula

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2013 | 16:14

Colegas, vamos ser práticos. Vamos, hipoteticamente, contabilizar uma NF de prestação de serviços no valor total de R$ 10.000,00, com retenção de R$ 1.100,00 de INSS e R$ 500,00 de ISSQN. A contabilização seria a seguinte:

D-Construções em andamento - 10.000,00
C-Fornecedor - 8.400,00
C-INSS Retido a Recolher - 1.100,00
C-ISSQN Retido a Recolher - 500,00

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.