x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.985

Plano de contas e escrituração

PAULO FRÓES

Paulo Fróes

Bronze DIVISÃO 5, Diretor(a) Adm. Financeiro
há 10 anos Sexta-Feira | 11 outubro 2013 | 14:53

Boa tarde a todos.

duas dúvidas:

1) Na conta Passivo Circulante e, mais especificamente, em "Obrigações Trabalhistas", nas "provisões", é aconselhável prover o INSS sobre o décimo terceiro e férias e também o FGTS sobre o décimo terceiro e férias, tendo em vista serem despesas adquiridas no exercício anterior à saída de caixa?

2) Quanto a escrituração contábil, eu posso alterar o plano de contas? ou seja, posso enviar um plano de contas ao SPEED em um exercício e em outro exercício alterá-lo? Exemplo: Provisões trabalhistas: 1.Decimo terceiro 2. férias // Daí, no plano de contas seguinte eu coloco: 1. decimo terceiro 2. férias 3. INSS sobre férias e décimo terceiro // posso fazer isso?

Agradeço a todos

Mauri Seabra

Mauri Seabra

Diamante DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 11 outubro 2013 | 15:24

Paulo,
Boa tarde!!

Como o próprio nome diz, Provisão, deve ser feito os lançamentos de Inss e Fgts.

Quanto a alteração do plano de contas, para sua segurança no sistema deve ter um campo no cadastro das contas onde informa a data da alteração, inclusão etc...

Mauri Seabra
Soma Contabilidade, Tributário e Societário.
Araraquara/SP

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.