x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 868

ST compra e venda contabilizacao

Marco Antonio Moreira

Marco Antonio Moreira

Bronze DIVISÃO 3, Analista Contabilidade
há 10 anos Sábado | 12 outubro 2013 | 11:21

Bom dia a todos!

Tenho uma empresa que compra com ST e vende com ST , minha duvida esta em como contabilizar ambas situacoes de forma correta,.na compra quando pago a gare-ST lanco no ativo como imcs a recuperar pelo ressarcimento mas na venda como devo lanca lo?

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 outubro 2013 | 11:21

Vinicius de Godoi, bom dia.


Tenho a impressão que nossos amigos não entenderam seu questionamento e eu também não :) Mas se você compra com ST e vende com ST, sua empresa trabalha com mercadoria sujeita a substituição tributaria, logo, não há o que se falar em ICMS a recuperar. Se for o caso, volte a postar, mas na sala de Legislação Estadual que é freqüentada por amigos que dominam o assunto.

Abraço.

A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche
Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 10 anos Sábado | 19 outubro 2013 | 21:53

Tudo bem, vamos lá.


A empresa adquirente de mercadoria sujeita a substituição tributária(substituída) não aproveita o crédito do ICMS, no caso, irá vender a mercadoria adquirida sem débito do imposto.

Portanto, o valore relativo ao ICMS não será recuperável (tanto do ICMS quanto do ICMS Substituição Tributária) constituindo-se portanto, apenas custo da mercadoria adquirida.

Sendo assim a contabilização seria como segue no caso de compra a prazo:

D - Estoque de Mercadorias p/ Revenda (Ativo Circulante) R$ 5.000,00

C - Fornecedores a pagar (PC) R$ 5.000,00


Já no caso de compra de mercadoria pelo regime normal, temos os seguintes lançamentos:

1-Caso seja compra a prazo:

D – Estoques de Mercadorias (AC)
C – Fornecedores – (PC)

2. Registro do ICMS recuperável:

D – ICMS a Recuperar (AC)
C - Estoques de Mercadorias (AC)

3 – Registro do frete, quando for o caso:

D – Estoques de Mercadorias (AC)
C - Fornecedores (PC)

Bem. É isso, espero que tenha sanado sua dúvida, se não retorne.

Abraço.





A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.