x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.573

Adiantamento a fornecedores - conta contábil

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2013 | 11:25

Bom dia a todos!

Um cliente efetua pagamento adiantado ao fornecedor, que posteriormente que entregará os produtos. Cada pagamento deste tem um contrato diferente, onde o mesmo é específico no rodapé da nota quando a mesma é emitida.
Pergunto: Posso criar uma conta contábil para cada contrato de adiantamento a fornecedores ?

Ex.
Adiantamento a fornecedores
Empresa A contrato xxxxxxxxx
Empresa A contrato yyyyyyyyy
Empresa A contrato zzzzzzzzz

A legislação contábil me permite essa manobra para melhorar a operacionalidade do trabalho?

Fábio Henrique Catelani Ferreguti
Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2013 | 14:56

Olá Fábio, vejamos suas perguntas;

Posso criar uma conta contábil para cada contrato de adiantamento a fornecedores ?

Ex.
Adiantamento a fornecedores
Empresa A contrato xxxxxxxxx
Empresa A contrato yyyyyyyyy

A legislação contábil me permite essa manobra para melhorar a operacionalidade do trabalho?


Caso queira evidenciar no seu balanço os respectivos Adiantamentos PAGOS a terceiros pelo nome do fornecedor, informo que não há nenhum impedimento, também não vejo isso como "manobra", enfim, inclusive algumas empresas exigem que faça dessa forma em CLIENTES e FORNECEDORES.

Cuide-se, pois dependendo da quantidade de fornecedores/adiantamentos, as suas demonstrações contábeis vão ficar extensa, sem contar, que muita das vezes há clientes e/ou fornecedores que negociam apenas 1 vez com a empresa, sendo assim, teria muitas contas que poderiam ser tratado em apenas uma conta.


Espero ter ajudado


Att.
Vanderlei Arraes Thibes

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Fábio Henrique Catelani Ferreguti

Prata DIVISÃO 3, Não Informado
há 10 anos Segunda-Feira | 14 outubro 2013 | 15:34

Vanderlei boa tarde!

A 'manobra' que me referi é apenas na hora da contabilização das notas em ser um pouco mais objetiva quanto a conferência de saldos.

Penso se eu separar por contrato, ficaria mais fácil a correta baixa e exatidão nos saldos.

É apenas um fornecedor, porém, vários contratos diferentes entende, o ele pega as mercadorias do contrato 'X' e ao mesmo tempo em outra NF do contrato 'y'. Creio que também não haja nenhum impedimento legal.

Obrigado, um abraço!

Fábio Henrique Catelani Ferreguti
Ayrton Ferreira Junior

Ayrton Ferreira Junior

Bronze DIVISÃO 4, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Domingo | 20 outubro 2013 | 11:27

Não há problema em criar uma conta analítica para cada contrato e facilitará bastante no momento da conciliação. O único porém é que o plano de contas ficará extenso, assim como as demonstrações contábeis caso nem todos os adiantamentos tenham sido baixados no encerramento do exercício, por exemplo.

GILBERTO OLGADO
Consultor Especial

Gilberto Olgado

Consultor Especial , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 21 outubro 2013 | 07:47

Olá, bom dia à todos!

Criar conta por fornecedor é o normal que se pratica, mas individualizar por contrato, ou seja várias contas por fornecedor realmente vai se tornar muito extenso.

O melhor à fazer é controlar paralelamente o fechamento destes contratos através de uma ficha ou planilha e lançar as notas fiscais e pagamentos na contabilidade.

Estes controles devem ser feitos no departamento financeiro da empresa, e conferido na contabilidade, mas nada impede de ser um mesmo controle.

A vida não é medida pela quantidade de vezes que respiramos, mas pelos momentos que nos tiram a respiração...
" VIVA INTENSAMENTE CADA MINUTO "

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.