x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.581

Dany Martins

Dany Martins

Prata DIVISÃO 1, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Terça-Feira | 15 outubro 2013 | 13:56

Livro diário e livro razão

14. No Livro Diário devem ser lançadas, em ordem cronológica, com individualização, clareza e referência ao documento probante, todas as operações ocorridas, e quaisquer outros fatos que provoquem variações patrimoniais.

15. Quando o Livro Diário e o Livro Razão forem gerados por processo que utilize fichas ou folhas soltas, deve ser adotado o registro “Balancetes Diários e Balanços”.

16. No caso da entidade adotar processo eletrônico ou mecanizado para a sua escrituração contábil, os formulários de folhas soltas, devem ser numerados mecânica ou tipograficamente e encadernados em forma de livro.

17. Em caso de escrituração contábil em forma digital, não há necessidade de impressão e encadernação em forma de livro, porém o arquivo magnético autenticado pelo registro público competente deve ser mantido pela entidade.

18. Os registros auxiliares, quando adotados, devem obedecer aos preceitos gerais da escrituração contábil.

19. A entidade é responsável pelo registro público de livros contábeis em órgão competente e por averbações exigidas pela legislação de recuperação judicial, sendo atribuição do profissional de contabilidade a comunicação formal dessas exigências à entidade.

THALES OLIVEIRA DE PAULA

Thales Oliveira de Paula

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 outubro 2013 | 14:18

Cristiane, as menções da colega Dany Martins são válida e devem ser seguidas. A exigência da capa dura na encardenação do livro diário, no entanto, é uma normativa das juntas comerciais, prevalecendo o pressuposto que, sendo o livro diário uma exigência legal e não prescritiva, a melhor forma de conservação do mesmo será a aplicação de capa dura, independente da quantidade de folhas a serem encadernadas. Haverá órgãos do registro do comércio (juntas comerciais) que recusaram o registro do diário caso o mesmo não esteja encadernado com esta capa dura. Quanto a questão da opção pelo simples nacional, é válido lembrar que a escrituração contábil e seus respectivos livros obrigatórios são exigidos legalmente independente do sistema de tributação da empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.