x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 1.534

Contabilizando os impostos

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 15 outubro 2013 | 14:05

Boa tarde,


Estou começando a fazer a parte contábil das empresas e estou com uma dúvida referente aos lançamentos de uma empresa optante pelo simples no regime de competência,neste caso, haverá sempre dois lançamentos, um de apropriação e o outro de pagamento?

exemplo:
31/10
D simples
C simples a recolher

20/11
D simples a recolher
C Caixa/banco

desde já obrigado!

TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira

Ouro DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2013 | 10:37

Oi William,bom dia!

O mesmo acontecerá para as despesas com honorário, telefone, condomínio, etc, ou para essas poderei fazer somente o lançamento de pagamento em contra partida com o caixa??

Margareth Dias

Margareth Dias

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2013 | 11:47

Tcheler, bom dia

Você pode fazer sim,direto para o caixa, quando o regime utilizado for Regime de Caixa,que registra os fatos no momento do pagamento ou recebimento, caso o regime for Competência, deve-se registrar a provisão, seguido do pagamento, quando acontecer, como no exemplo que você deu do Simples Nacional.

Att.

" Todo dia, é dia de salvar vidas, façamos nossa parte,vamos adotar animais das ruas."
Glerisson Gomes

Glerisson Gomes

Prata DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2013 | 12:00

Bom dia Tcheler,

Caso vc lance diretamente nas despesas sem a devida provisão isso irá alterar o resultado da empresa em questão ao final do exercício, caso esta siga o regime de competêcia, já que a despesa só será reconhecida no momento da ocorrência do pagamento. Portanto, o correto é fazer a provisão de cada uma para em seguida lançar o pagamento.

Somos eternos aprendizes nesta escola chamada VIDA.
TCHELER DE OLIVEIRA

Tcheler de Oliveira