x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 7

acessos 33.952

INSS a recuperar com saldo credror

Carolina Rodrigues

Carolina Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2013 | 11:32

Bom dia a todos!

Uma empresa prestadora de serviços, tem o INSS retido na fonte. este saldo fica na conta 'impostos a recuperar'(AC). ocorre que no momento em que o sistema faz a compensação do saldo total a recuperar abatendo no valor da guia e o valor retido é maior que o valor da guia, e por isso a conta 'INSS a recuperar' acaba ficando com saldo credor no balancete. Como faço com esse valor de saldo credor?

Obrigada!

Vanderlei Arraes Thibes
Articulista

Vanderlei Arraes Thibes

Articulista , Contador(a)
há 10 anos Quarta-Feira | 16 outubro 2013 | 14:39

Olá Carolina, O SEU EXPOSTO FICOU CONFUSO, mas pelo que entendi na sua indagação, vejo que você está compensando um valor MAIOR do que é de fato, como por exemplo;

1.000,00 de crédito (INSS a Recuperar/Compensar)
2.000,00 de débito (INSS a recolher/Retido do funcionário e patronal)

Por sua vez, você esta compensando os 2mil ao invés de só os 1mil de INSS a recuperar, se isso ocorreu, esta errado, pois você só pode se creditar do valor total do crédito (1mil), conseguiu entender o raciocínio?

Lançamento Errado - Considerando nosso exemplo
D= Inss a recolher (PC)
C= Inss a recuperar/Compensar (AC)
2mil
* Veja que seu crédito é só 1mil, nesse caso minha CONTA DE INSS A RECUPERAR VAI FICAR CREDORA CONCOMITANTE VAI APARECER NO BALANCETE NEGATIVA, O QUE FICARIA ERRADO.

LANÇAMENTO CORRETO - CONSIDERANDO NOSSO EXEMPLO
D= Inss a recolher (PC)
C= Inss a recuperar/Compensar (AC)
1mil
* Note que, neste lançamento estamos compensado o CRÉDITO DE INSS A RECUPERAR que temos, onde vai zerar a conta.


Outro fator importante é, para você fazer a compensação deve verificar/confrontar com a SEFIP da empresa, pois lá deve aparecer o valor que se está compensando, vale informar que os TERCEIROS/OUTRAS ENTIDADES não são passiveis de compensação, no entanto, sempre vai ficar um saldo de INSS a recolher (PC), saldo se sua empresa tem algum tipo de beneficio/autorização.

Veja se foi isso que ocorreu, caso não seja, tente ser mais especifica e se puder colocar um exemplo de como está para você ai.

Recomendo que concilie a conta de INSS A RECUPERAR a fim de encontrar onde está o erro.

IMPORTANTE: Verifique se o CRÉDITO/RETENÇÃO DO INSS não foi lançada INVERTIDA, por isso deve conciliar essa conta, inclusive se fizer os lançamentos de compensação, o saldo dessa conta aumentaria o valor credor, caso esteja com lançamentos invertidos.

OBS: Desculpe se não entendi e consegui sanar a sua dúvida.


Espero ter ajudado


Vanderlei Arraes


Carolina Rodrigues

Carolina Rodrigues

Bronze DIVISÃO 5, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2013 | 11:08

Olá Vanderlei! Olhando agora o meu exposto vi que ficou confuso mesmo!
Na realidade é ao contrário.

Ex.
tenho a recuperar 5.000 (devedor)
Tenho a recolher 2.000 (credor)

Na hora da compensação o sistema da folha de pagamento (Domínio sistemas)faz um procedimento automático de compensação assim:

D= INSS a recolher
C= INSS a recuperar

O problema é que no momento que ele faz isso, ele puxa todo o saldo que tem na conta de INSSS a recuperar, que no exemplo é 5.000, sendo que só era necessário 2.0000...por isso, ao final das contas, a conta INSS a recuperar fica com 3.000 credor. Se esta conta tem natureza devedora, como faço com esse saldo no momento do fechamento do balanço?

Att
Carolina





Vagnuenes Oliveira

Vagnuenes Oliveira

Prata DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2013 | 11:16

Carolina Rodrigues, é provavel que seja algum problema na parametrização do sistema, então é aconselhavel que você entre em contado com o suporte do sistema.

Vagnuenes
FILIPENSES 4;13

Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2013 | 11:32

Bom Dia Carolina Rodrigues!

Olha, eu bem que gostei das respostas do Paulo dos Santos e Vanderlei Arraes Thibes; importante vc lembrar de que a compensação, do Inss retido, também fica informada na Sefip, logo o saldo que está informado lá também deve ser de mesmo valor que na conta contábil "Inss a Recuperar".
Talvez o motivo de saldo credor da conta "inss a recuperar" estar errado:
a) esteja faltando o lançamento contábil de alguma Notas Fiscal;
b) talvez alguma NF tenha sido lançada em duplicidade p/a compensação.
Pelo sim, pelo não, vc deve fazer a conciliação minuciosa da conta "inss a recuperar", até de vários meses atrás pois o saldo pode já estar vindo c/ erro. Lembrando sempre de que o saldo contábil sempre deve "fechar" com a Sefip.
Bom Trabalho!
Att.

Leandro Macedo

Leandro Macedo

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 18 outubro 2013 | 11:43

Carolina Rodrigues, bom dia!

É provável que seu sistema esteja com problema na parametrização, verifique se quando da compensação não tenha nenhum campo para colocar apenas o valor devido do INSS no mes, e/ou caso contrário faça um lançamento na contabilidade invertendo o lançamento, assim retornando o saldo credor acumulado para o período seguinte para a conta de ativo.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.