x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 2.678

Impressão do Livro Diário

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2013 | 09:34

Bom dia a todos


Apenas complementando a irretocável opinião de Glerisson Gomes, é oportuno observarmos as diretrizes da ITG 1000 – Modelo Contábil para Microempresa e Empresa de Pequeno Porte, estabelecida pela Res. CFC 1418/2012:

26. A entidade deve elaborar o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado e as Notas Explicativas ao final de cada exercício social. Quando houver necessidade, a entidade deve elaborá-los em períodos intermediários.

27. A elaboração do conjunto completo das Demonstrações Contábeis, incluindo além das previstas no item 26, a Demonstração dos Fluxos de Caixa, a Demonstração do Resultado Abrangente e a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, apesar de não serem obrigatórias para as entidades alcançadas por esta Interpretação, é estimulada pelo Conselho Federal de Contabilidade.

Dando prosseguimento ao assunto, adiante estão relacionadas a demonstrações contábeis obrigatórias para as entidades sem fins lucrativos, conforme dispõe a Res. CFC 1.409/2012:

22. As demonstrações contábeis, que devem ser elaboradas pela entidade sem finalidade de lucros, são o Balanço Patrimonial, a Demonstração do Resultado do Período, a Demonstração das Mutações do Patrimônio Líquido, a Demonstração dos Fluxos de Caixa e as Notas Explicativas, conforme previsto na NBC TG 26 ou na Seção 3 da NBC TG 1000, quando aplicável.

23. No Balanço Patrimonial, a denominação da conta Capital deve ser substituída por Patrimônio Social, integrante do grupo Patrimônio Líquido. No Balanço Patrimonial e nas Demonstrações do Resultado do Período, das Mutações do Patrimônio Líquido e dos Fluxos de Caixa, as palavras lucro ou prejuízo devem ser substituídas por superávit ou déficit do período.

24. Na Demonstração do Resultado do Período, devem ser destacadas as informações de gratuidade concedidas e serviços voluntários obtidos, e divulgadas em notas explicativas por tipo de atividade.

25. Na Demonstração dos Fluxos de Caixa, as doações devem ser classificadas nos fluxos das atividades operacionais.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Priscila

Priscila

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2013 | 09:47

Bom dia a Todos , agradeço as respostas ... ,
Só mais uma dúvida, o Contador me orientou para não esquecer de Imprimir , uma certidão no CRC , onde prove que ele está apto para exercer a função , essa página deve ser a última do livro , depois do termo de encerramento, isso procede ?

Mais uma vez agradeço a atenção

Glerisson Gomes

Glerisson Gomes

Prata DIVISÃO 4, Analista Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 17 outubro 2013 | 10:23

A certidão que ele se refere é a DHP - Declaração de Habilitação Profissional, salvo engano. Ela deve ser colocada após o termo de encerramento.

Somos eternos aprendizes nesta escola chamada VIDA.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.