Maximiliano Xavier Varela
Bronze DIVISÃO 4, Contador(a) Caros Colegas, Muito Bom Dia!
Sou o responsável pela contabilidade aqui da minha empresa, porém acorreu um fato isolado aqui (sem o meu conhecimento) que me deixou bem preocupado e indignado. Foi feito um empréstimo a um funcionário (Gerente) no valor de R$5.000, para ajuda-lo em um problema pessoal grave, e no Recibo consta os dados dele, a conta corrente e o valor, assinado por ele. Porém creditado em sua conta pessoal direto da conta da empresa. Após isso expliquei ao meu Gerente Financeito o teor e grau do problema que podemos ter, no caso de uma fiscalização do INSS entre outras, mas ele não é brasileiro e é bem dificil o dialogo, argumentou que foi um caso isolado que "ajudamos sem pensar". O fato é já foi creditado ao funcionário e o recibo está na contabilidade para ser "contabilizado". E realmente não sei o que faço com isso, o que meus colegas tem a dizer? Isso se configura sonegação né. Claro não deveria ter aceito mais só fiquei sabendo depois, e isso não é um prática normal aqui na empresa.
Alguém poderia me ajudar. Nesse caso teria alguma melhor forma para eu tratar esse assunto contabilmente? Sendo que futuramente segundo meu Gerente o funcionario vai devolvendo o valor em partes.
Desde já agradeço a todos e parabenizo pelo ótimo trabalho do Fórum.
Sds
Maximiliano