x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 24.435

Custo com implantação de ERP é ativo?

Amaro Neto

Amaro Neto

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Terça-Feira | 22 outubro 2013 | 11:22

A empresa teve vários custos com a implantação de um sistema integrado (ERP) além do valor da compra do software propriamente dito. A empresa ainda não utiliza este sistema em suas atividades, o dia do início das atividades com o software já foi prorrogado diversas vezes, o processo de implantação já soma 2 anos.

Minha dúvida é até onde determinadas despesas podem ser considerada como custo de implantação.

Abaixo seguem as que já imobilizei como custo:

Gastos com a troca de cabeamento;
Gastos com compra de novos equipamentos;
Gastos com atualização de hardware;
Gastos com treinamento de pessoal;
Gastos com parametrização do sistema;
Gastos com personalização do sistema.

Agora os que eu tenho dúvida se devo imobilizar:

Gastos com viagens e estadias de consultores da empresa fornecedora do Software para treinamento de pessoal;
Gastos com viagens e estadias de consultores da empresa fornecedora do Software para parametrização do sistema;
Gastos com viagens e estadias de consultores da empresa fornecedora do Software para personalização do sistema;

Felipe Tonelli

Felipe Tonelli

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 11 anos Terça-Feira | 22 outubro 2013 | 12:17

Caro Amaro, bom dia!

Em relação aos gastos com viagens, meu entendimento é que poderá ativar como Intangível os:
"Gastos com viagens e estadias de consultores da empresa fornecedora do Software para parametrização do sistema; e
Gastos com viagens e estadias de consultores da empresa fornecedora do Software para personalização do sistema;"

Em relação aos gastos para treinamento de pessoal, sendo elas com viagens ou despesas pagas à consultoria do software para treinamento, estes valores devem ser lançados como despesas e não como ativos.

Verifique também a correta separação entre ativo imobilizado (Gastos com a troca de cabeamento; Gastos com compra de novos equipamentos) e ativo intangível (Gastos com atualização de hardware; Gastos com parametrização do sistema; Gastos com personalização do sistema).

Recomento leitura do CPC 04 - Ativo Intangível
http://www.cpc.org.br/mostraOrientacao.php?id=18

Espero ter ajudado.

Felipe Tonelli

Amaro Neto

Amaro Neto

Prata DIVISÃO 1, Analista Contabilidade
há 11 anos Quarta-Feira | 23 outubro 2013 | 08:54

É este o mesmo entendimento que eu tenho.

Minha dúvida era exatamente nos gastos com treinamento de pessoal, penso que qualquer gasto com treinamento de pessoal está ligado a qualificação de mão de obra e, portanto, é despesa. Entretanto aqui no escritório, alguns colegas estavam classificando tudo no intangível, por isso resolvi abrir o tópico! Com o CPC 04 vai ficar mais fácil de convence-los.

Obrigado Felipe Tonelli!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.