x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 5.937

Esctrituração de Transferencia de Numerários

Bruno Ferreira de Oliveira

Bruno Ferreira de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 10:45

Ola pessoal!

Estou tentando entender os lançamentos de transferências de caixa entre matriz e filial, tenho uma empresa industrial que possui uma filial, a matriz produz as mercadorias e a filial executa as vendas.
No entanto, preciso fazer as transferências do saldo do caixa da filial para a matriz!
Observei em outro tópico a seguinte informação sobre o lançamento;
PLANO DE CONTAS [FILIAL]
Crédito : Caixa (AC)
Débito : Conta Corrente Matriz (Conta Credora Passivo ñ Circulante)

PLANO DE CONTAS [MATRIZ]
Crédito : Conta Corrente Filial (Conta Devedora Ativo ñ Circulante)
Débito : Caixa (AC)

Dúvidas;
1) O lançamento está sendo efetuado da forma correta?
2) No balanço patrimonial individua da matriz constará a conta corrente filial com o saldo do valor da transferência, esse saldo será negativo no ativo? E na filial negativo no passivo a conta corrente matriz?
3) No balanço conjugado essas contas irão aparecer? No meu programa continuam aparecendo uma no ativo e outra no passivo, ambas negativas!

Agradeço desde já!

Walter José de Oliveira

Walter José de Oliveira

Prata DIVISÃO 3, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 15:37

Caro Bruno

os lançamentos estão corretos sim, o mais importante é que os saldos das Contas Correntes em uma filial, com a outra sempre batam.

NO Balanço individual da Matriz ou da Filial, pode haver os saldos negativos ou em outros casos positivos das Contas-Correntes. Porém esses saldos devem ser SEMPRE iguais em uma e em outra.

Se você apurar o balancete da Matriz em uma data, o saldo da Conta-Corrente deve ser o mesmo saldo da Conta-Corrente na Filial.

No balanço consolidado uma conta anulará a outra, não devendo apresentá-las no balanço, pois quando se consolida as duas demonstrações passa a ser uma única empresa, então você não pode demonstrar que uma empresa tem um valor a receber dela mesma mesma.

Att.

Walter Oliveira.
Bruno Ferreira de Oliveira

Bruno Ferreira de Oliveira

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 16:03

Os Balanços tanto quanto o consolidado quanto so individuais estão batendo corretamente, a minha maior duvida seria se esses saldos de conta corrente seria apresentados no consolidado!

Portanto ainda resta uma duvida!

Aqui estão apresentados da seguinte Maneira

Matriz

Ativo 100.000,00
Ativo circulante
Ativo ñ Circulante
Conta Corrente filial (100.000,00)

Filial

Passivo 100.000,00
Passivo circulante
Passivo ñ Circulante
Conta Corrente Matriz (100.000,00)

Consolidado

Ativo 200.000,00
Ativo circulante
Ativo ñ Circulante
Conta Corrente filial (100.000,00)

Passivo 200.000,00
Passivo circulante
Passivo ñ Circulante
Conta Corrente Matriz (100.000,00)

Caso eu anule as conta correntes do balanço consolidado

Consolidado

Ativo 300.000,00
Ativo circulante
Ativo ñ Circulante

Passivo 300.000,00
Passivo circulante
Passivo ñ Circulante
Conta Corrente Matriz

O balanço consolidado não irá bater com os individuais!
O que estou fazendo errado??

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.