x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 579

Imobilizado não lançado

Julian Marques Gomes

Julian Marques Gomes

Bronze DIVISÃO 2, Auxiliar Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 16:11

Boa Tarde pessoal!

Tenho um imobilizado em minha empresa, que já está a algum tempo nela, algo em torno de dez anos, porém este imobilizado não foi escriturado e não foi encontrado a nota.

A minha dúvida é, que eu gostaria que esse imobilizado fosse registrado na contabilidade, para que caso ocorra problemas futuros com esse imobilizado, eu tenha como comprovar que este imobilizado está na empresa mesmo.

Se não veio a nota fiscal, tenho como registrar na contabilidade??

Obrigado!

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 16:26

Se não há a nota fiscal, não há prova de origem. A Contabilidade registra fatos. Ora como você vai comprovar algo sem documentação adequada.

Nenhum sócio se lembra de como foi adquirido?

Se é um bem valioso e importante, você pode fazer o usucapião do bem móvel já que você o possui de boa fé há mais de três anos

Código civil:


Art. 1.260. Aquele que possuir coisa móvel como sua, contínua e incontestadamente durante três anos, com justo título e boa-fé, adquirir-lhe-á a propriedade



Visitante não registrado

Iniciante DIVISÃO 1
há 10 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 17:34

Boa Tarde Julian Marques Gomes!

Por acaso alguém se lembra da empresa que lhes vendeu esse bem? Apesar de já ter passado 10 anos, a empresa pode estar c/a documentação contábil preservada no arquivo morto. Se esse bem contribui p/atividade da empresa, pode ver a possibilidade fazer-se uma avaliação de quanto vale atualmente; talvez a Receita Estadual permita a emissão de NF de entrada do bem no patrimônio da empresa. Não custa tentar em dar um pulo na Receita Estadual, daí vc "conta o milagre mas não o santo". Passei uma situação parecida c/a tua, e empresa que eu fazia a contabilidade passou todos os bens móveis usados p/outra, sendo que a que recebeu os móveis teve que emitir NF de entrada.

Bom Trabalho!

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.