x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 1.743

Implantação dos CPC´s

morgan aurelio da silva lino

Morgan Aurelio da Silva Lino

Bronze DIVISÃO 5, Assessor(a) Administrativo
há 10 anos Sexta-Feira | 25 outubro 2013 | 17:46

Boa tarde Pessoal!
Recentemente fui convidado a participar de um projeto de convergência às normas internacionais das empresas estatais da administração indireta do estado.
Diante disso, gostaria de solicitar aos colegas algum tipo de ajuda em relação as seguintes tarefas:
* Bons livros, sites, dentre outras fontes de informação que abordem como implantar as normas numa empresa pois somente com a leitura seca dos CPC´s eu não estou conseguindo entender bem o assunto e com isso não consigo dar um rumo correto ao trabalho;
* Se alguém tem ou sabe onde posso encontrar algo tipo um projeto de implantação das normas numa empresa, e
* Alguém que esteja disposto a debater e trocar ideias sobre o assunto.
OBS: A empresa é uma S/A (dependente), então ela trabalha tanto com a contabilidade pública quanto com a empresarial.
Apesar de, verificando os saldos contábeis, ela está enquadrada como PME a ideia é enquadrá-la como Grande Porte.
Observando que, hoje o Imobilizado da empresa está subavaliado, e que isso é um problema encontrado nas três esferas do governo.
Agradeço desde já!

João Paulo Azevedo

João Paulo Azevedo

Bronze DIVISÃO 2, Analista Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 8 novembro 2013 | 16:24

Caro Morgan, boa tarde.

Realmente os CPCs possuem uma linguagem bastante técnica, dificultando um pouco a aplicação prática na contabilidade.

No entanto existem artigos que tratam de forma prática a plicação das novas normas, como é o caso de um artigo da FIPECAFI publicado em parceria com a EY, que pode ser acessado através do link abaixo: www.ey.com

Como você enfatizou o controle patrimonial, sugiro que leia o livro "Manual do Ativo Imobilizado", de Wagner Mendes, publicado pela IOB. Este livro é muito prático.

Além disso, indico tambpem um curso Online de IFRS oferecido pela INTEREAD, cujo valor é bastante acessível e possui uma linguagem de fácil entendimento.

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.