x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 2

acessos 2.414

Reversão de uma reserva e utilização do saldo

Luciana Alves

Luciana Alves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 28 outubro 2013 | 09:49


Bom dia,

Onde poderia encontrar um embasamento da seguinte situação.

Tem uma Reserva lançada no Patrimônio Liquido, que agora foi decidido baixar.No entanto orientaram zerar esta conta e utilizar o saldo como crédito de uma despesa e posteriormente lançar as despesas que virão na referida conta. Mas quero mostrar que isso não é possível e que fere os princípios, mas não sei como mostrar que isso não é permitido.

Exemplo: D- Reserva de viagem
C- Despesa de publicidade e propaganda R$ 10.000,00

Após a cada despesa que for realizada com publicidade e propaganda vai lançando a débito.

Não concordo com este tipo de lançamento mas como posso embasar.

Obrigada,

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 28 outubro 2013 | 14:25

Ficando apenas no seu exemplo. Tal reserva deve ter sido feita por determinação de alguma ata.

Esta reserva já passou por tributação, pois reserva só é formada a partir do lucro, para prevenir distribuição de lucro aos sócios por alguma despesa potencial.

Então você precisa verificar a ata que determinou a formação dessa reserva e poderá ser baixada por decisão dos sócios.

Mas se já foi tributada e você estornar numa conta de despesa vai tributar novamente, se você estiver no lucro real. Precisará excluir do lalur.



Luciana Alves

Luciana Alves

Bronze DIVISÃO 4, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 19 novembro 2013 | 09:23

Salvador,


A reserva não foi constituída através de uma ata.No entanto agora zeraram a Reserva de viagem e transferiram e criaram uma conta de Reserva de publicidade e propaganda.Mas ainda não sei se é permitido fazer este tipo de lançamento.



Luciana

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.