x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 59

acessos 38.263

plano de contas

Gustavo Stockler

Gustavo Stockler

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 18 janeiro 2008 | 16:55

Ivan Sasso, boa tarde!


Tenho um modelo de plano de contas que talvez possa te ajudar, referente a "Atividades Rurais", caso queira, enviarei assim que tiver seu e-mail ou enviarei para alguém que possa postar aqui.


Atenciosamente,


Gustavo Stockler

Gustavo Stockler

Gustavo Stockler

Bronze DIVISÃO 2, Auditor(a)
há 16 anos Sábado | 19 janeiro 2008 | 15:32

Boa tarde a todos.



Caro amigo Ivan Sasso, já encaminhei o plano de contas referente a "Atividades Rurais" no e-mail do Moderador Claudio Rufino para que possa postar, assim todos do site Contabeis poderão baixar caso queira.

Espero ter contribuído,


Gustavo Stockler

Claudio Rufino
Moderador

Claudio Rufino

Moderador , Contador(a)
há 16 anos Segunda-Feira | 21 janeiro 2008 | 08:24

Bom dia a todos e boa semana.

Está disponível a todos o plano de contas para atividades rurais, gentilmente cedido pelo nosso amigo e colaborador Gustavo Stockler.

Basta fazer o "download" do arquivo que se encontra no topo da página ou no rodapé.
O Forum Contábeis agradece.

Empresário, seja prudente, contrate profissional habilitado
Professor de Contabilidade
https://www.fcscontabeis.com.br
https://www.facebook.com/fcscontabeis
http://professorclaudiorufino.blogspot.com/
M Messias Santos

M Messias Santos

Ouro DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 16 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2008 | 06:20

Carla

Pegue o ultimo balanço para servir de parâmetro para o plano de contas.

Se vc analisar a documentação antes de contabilizar dar para elaborar um plano de contas.

Só sei que nada sei.
Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância.
frases do Mestre dos Mestres-SÓCRATES
Carla Patrícia caminha

Carla Patrícia Caminha

Iniciante DIVISÃO 5, Contador(a)
há 16 anos Sexta-Feira | 1 fevereiro 2008 | 23:34

Boa Noite!

Caro colega Messias ,o Balanço que irei fazer é do exercício de 2007,a Fundação iniciou em fevereiro de 2007, porém é o primeiro balanço dela.


Gostaria de um de Plano de Contas de Fundação como se fosse prestar contas no SICAF.

mesmo assim, obrigado.

Mirian Bayer

Mirian Bayer

Iniciante DIVISÃO 1, Não Informado
há 16 anos Terça-Feira | 22 abril 2008 | 20:33

Boa Noite.
Há algum modelo de Plano de Contas, já atualizado, ou seja, com o "Ativo Não-Circulante" por exemplo, que possa ser disponibilizado??
Estou na faculdade, e precisava de um modelo atualizado, que pode ser um modelo padrão....pois não há especificação de produtos ou serviços em meus exercícios, ou seja, um modelo geral.....
Aguardo resposta!!!
Grata,
Mirian Bayer.

Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2009 | 10:23

Bom dia, Vanessa Rubini


Em anexo a este tópico já há um modelo de plano de contas, e para obter o arquivo basta clicar sobre a figura de uma seta verde sobre um disco rígido (canto superior direito desta janela) ou no ícone de disco flexível (rodapé da janela), conforme as instruções do Moderador Cláudio Rufino que estão na postagem de 21/01/2008, logo acima.

Bons estudos

Em tempo:
Considerando que no Fórum Contábeis há uma sala exclusiva para "Assuntos Acadêmicos", convém que suas próximas dúvidas sejam postadas na sala que indiquei, logicamente após uma pesquisa prévia.

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
Ricardo C. Gimenez
Moderador

Ricardo C. Gimenez

Moderador , Assessor(a) Contabilidade
há 14 anos Quinta-Feira | 13 agosto 2009 | 16:11

Boa tarde, Diogo

Seja bem vindo ao Fórum e na medida do possível os participantes tentarão ajudá-lo. Tenho certeza de que em breve você também poderá postar opiniões suas também por aqui no intuito de auxiliar algum(a) profissional que estiver com dúvidas.

Embora na Biblioteca de sua escola ou faculdade provavelmente o acervo seria bem mais específico, e apesar de este assunto já estar no banco de dados do Fórum, por questões de comodismo sugiro que você consulte este site que nos oferece um plano de contas comentado.

Bons estudos.

PS: Se as próximas dúvidas forem de cunho acadêmico, observe que há uma sala específica para isto, cujo nome é "Assuntos Acadêmicos"; deste modo, assim que mais dúvidas surgirem, previamente pesquise e depois deposite o texto na sala correta

Prof. Ricardo
Professor público de matemática
Contador
CHARLES TEMPO ROCHA

Charles Tempo Rocha

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 14 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2010 | 00:01

Gostaria de tirar algumas dúvidas sobre plano de contas. Estou desenvolvendo um sistema ERP de gestão. Minha intenção é fazer dentro dele uma forma fácil e simples de gerenciar um plano de contas. porém não sou contador. sou analista de sistemas.
Minha dúvida é: CENTRO DE CUSTO É O RESULTADO DE UMA GERAÇÃO DE UM PLANO DE CONTAS?
OBRIGATORIAMENTE, NO CASO DE UM CONTAS A RECEBER, É GERADO UM UTILIZADO UM PLANO DE CONTAS PARA CRÉDITO E OUTRO PARA DÉBITO?
OU NESSE CASO O DE CRÉDITO SÓ RESOLVE?
Desculpe a minha ignorância. Peguei até alguns manuais porém não obtive êxito.
E ficaria imensamente grato se alguém se dispusesse a colaborar.
Att,
Charles

VILMAR MARQUES

Vilmar Marques

Bronze DIVISÃO 5, Contador(a)
há 14 anos Sexta-Feira | 19 fevereiro 2010 | 17:27

Para Charles T Rocha
Vamos lá quem sabe possa te ajudar.

CENTRO DE CUSTO É O RESULTADO DE UMA GERAÇÃO DE UM PLANO DE CONTAS?
R: Não pois no meu entender Plano de Contas é uma coisa e Centro de Custo outra, mas em contabilidade eles podem andar juntos, e o CC pode até seguir a mesma linha de raciocinio.

OBRIGATORIAMENTE, NO CASO DE UM CONTAS A RECEBER, É GERADO UM UTILIZADO UM PLANO DE CONTAS PARA CRÉDITO E OUTRO PARA DÉBITO?
R: Acredito que não pois contabilmente falando uma mesma conta a receber pode receber lançamentos tanto a débito quanto a crédito.

OU NESSE CASO O DE CRÉDITO SÓ RESOLVE?
R: No caso de um ERP só o crédito acredito que não resolveria.

Em geral, o que tenho visto em alguns ERP é que no módulo Financeiro Contas a receber e a pagar, existe um plano de contas financeiro bem parecido com um plano contábil, para que o usuario use os códigos para gerar os lançamentos financeiros e tirar relátórios através deste plano, que pode inclusive integrar com o plano de contas contábil, para integração entre os módulos financeiro e contábil.

Espero ter contribuído de alguma forma.

Vilmar

CHARLES TEMPO ROCHA

Charles Tempo Rocha

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 14 anos Sábado | 20 fevereiro 2010 | 00:56

Olá Vilmar,
Contribuiu e muito.
Muito obrigado mesmo.
Eu estou agora fazendo uma análise do Centro Custo. Estou a melhor forma de fazer, através de critérios de custeio das despesas, por setor da empresa.
Acho que vai ficar legal.
Depois, se for o caso vou ver se faço para análise por produto, ou coisa do tipo.
Mas a priori será mesmo, uma relação do custo que a empresa teve num determinado período, considerando o contas a pagar.
E terá um comparativo com o contas a receber também, nesse caso só o valor recebido, ou seja o que entrou no caixa.
será algo mais ou menos assim:
Centro Expedição - R$ 1500,00
Energia: 500,00
Funcionários: 1000,00
Centro Transporte - R$ 2000,00
Energia: 1200,00
Combustível: 800,00

Aí estou quereno alinhar os 3, plano de contas, centro de custo, e setor da empresa. Porém me surgiu uma outra dúvida, se puder me ajudar:
1 CONTAS A RECEBER SÓ PODERÁ TER 1 PLANO DE CONTAS?
2 O VALOR EM ESPÉCIE (DINHEIRO) SÓ PODERÁ ENTRAR (OU SAIR NO CASO DE A PAGAR) DE 1 CONTA?
Se puder me ajudar mais essa, agradeceria imensamente.
Abraços,
Att,
Charles

CHARLES TEMPO ROCHA

Charles Tempo Rocha

Iniciante DIVISÃO 4, Analista Sistemas
há 14 anos Domingo | 21 fevereiro 2010 | 01:03

Só complementando minha dúvida, acabei de ter uma outra idéia de centro de custo baseado em alguns artigos e softwares contabeis que vi.
Pelo que entendi, 1 centro de custo nada mais que, geralmente, 1 setor da empresa:
Ex.: Administração: Centro de Custo ADM
Sendo assim eu elaborei a seguinte lógica para colocar no meu sistema:
Vou criar um rateio de centro de custos, onde o usuário do sistema pegará esses centro de custos e distruirá o valor que se está pagando, e distribuindo através de percentual, o valor entre os diversos CENTROS (SETORES) .
Assim vou conseguir "casar" Plano de Contas e Centro de custos da seguinte maneira:
Rateio Energia (VALOR DO CONTAS A PAGAR 1000,00)
---------Centro ADM ----------------- Plano ENERGIA --------- 200,00
---------Centro COMERCIAL -------- Plano ENERGIA --------- 200,00
---------Centro FROTA -------------- Plano ENERGIA --------- 600,00

Seria algo mais ou menos assim um Centro de Custos dentro de uma empresa?
Vilmar, se puder me ajudar em mais essa ficaria grato.
Att,
Charles



Saulo Heusi
Usuário VIP

Saulo Heusi

Usuário VIP , Não Informado
há 14 anos Domingo | 21 fevereiro 2010 | 10:33

Bom dia Charles,

Seu raciocinio esta correto e irretocável.

O usuário deve determinar o percentual de rateio para cada centro de custo e aplicá-lo sobre os custos ou despesas que devam ser rateadas.

É o caso específico e tradicional da energia elétrica que se usada no processo de industrialização será do setor ou centro de custo "Industrial", se nos armazens de estocagem e embalagem será no setor Comercial e quando nas dependências administrativas, no setor "Administrativo".

PS: Corrija o exemplo dado por você, o total difere do rateio.

...

Página 1 de 2
1 2

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.