x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 5

acessos 1.038

Eduardo Carvalho

Eduardo Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 28 outubro 2013 | 13:29

Boa tarde, Estou com uma empresa que nunca teve lançamento, se passaram alguns anos, e essa empresa agora é nosso cliente. a empresa pode emitir uma declaração me informando quanto restou de saldo para que possamos dar continuidade na contabilidade? favor me informar tambem a base legal. Obrigado.

Felipe Tonelli

Felipe Tonelli

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 29 outubro 2013 | 09:02

Eduardo, bom dia!

Se a empresa em questão nunca teve escrituração regular, presumo então que ela seja do simples nacional ou lucro presumido.

Neste caso, você poderá fazer um Balanço de Abertura, que é um levantamento de saldos em 01/01/XX para implantação e prosseguimento da escrituração. (Parecer Normativo CSN 33/78)

Quem deverá te informar os saldos de caixas, bancos, clientes, fornecedores, etc, é a empresa, porém, verifique em relação aos saldos do ativo imobilizado. Para implantação deste, você deverá considerar também a depreciação.

Quando às informações, desconheço regulamentação de como devem ser estas, mas acredito que podem ser em forma de declaração. Todavia sugiro que monte um dossiê com todas as informações recebidas e levantadas que servirão de base para o levantamento do balanço.

Espero ter ajudado.

Eduardo Carvalho

Eduardo Carvalho

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 29 outubro 2013 | 10:22

Obrigado, conforme conhecimento:
Constatada a impossibilidade de se proceder à escrituração de períodos anteriores, na forma convencional, a alternativa é a preparação de um Balanço de Abertura.

O Balanço de Abertura consiste na realização de um inventário físico e documental que permita identificar os bens, os direitos e as obrigações da empresa em determinado momento.
Abraços.

Kelly

Kelly

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 25 fevereiro 2014 | 12:28

Boa Tarde.
Alguma alteração na conta quando o lançamento é a aquisição de uma moto?

Lanço em veículos, correto?

obrigada ....

Felipe Tonelli

Felipe Tonelli

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 25 fevereiro 2014 | 14:48

Kelly, boa tarde!

O lançamento contábil de aquisição de uma moto, caso não seja para fins de revenda, poderá sim ser lançado na conta de veículos.

Cabe ressaltar que existem contas usualmente criadas por nós contabilistas, como é o caso de Veículos no Ativo Imobilizado. Contudo a elaboração do plano de contas e classificação variam de acordo com a necessidade de cada empresa. Por exemplo, caso seja uma empresa que possua uma frota considerável de motocicletas, que fosse relevante sua separação no Ativo, você poderia criar uma conta específica para este tipo de veículos, como também separação por Veículos Pesados, Veículos Leves, Etc...

Espero ter ajudado.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.