x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 3

acessos 6.669

Documento suporte para dízimos e ofertas

ALUISIO SEBASTIÃO DA ROSA

Aluisio Sebastião da Rosa

Bronze DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Terça-Feira | 29 outubro 2013 | 16:03

Prezados,
Após ter visto vários tópicos sobre contabilização de igrejas, não encontrei nada que possa me informar qual é a documentação suporte para a contabilização de dízimos e ofertas ou doações. Para maior entendimento, quando contabilizo uma venda de mercadorias/ serviços prestados, tenho uma nota fiscal que suporta as informações de recebimentos, em alguns casos um contrato de prestação de serviços, mas na igreja mal tenho o envelope com o nome do membro doador! Em vários casos, há aqueles membros que não gostam de serem identificados e assim, a igreja tem um recebimento de valores, sem comprovação de origem. Como proceder em casos dessa natureza?

SALVADOR CÂNDIDO BRANDÃO

Salvador Cândido Brandão

Ouro DIVISÃO 2, Advogado(a)
há 10 anos Terça-Feira | 29 outubro 2013 | 18:50

A origem são os depósitos que deverão ser efetuados nos Bancos.

Não há realmente como comprovar, pois alguns fieis depositam diretamente no banco ou põe na caixa da igreja.

O que se precisa tomar cuidado é com as entradas, se houver, de grande valor, e saídas sem comprovação. Neste caso pode haver indícios de lavagem de dinheiro.

Então seria bom que você desse uma ordem ao banco para não aceitar depósitos em dinheiro sem identificação em valor superior a xxxxxx.

Agora todas as saídas devem ser documentalmente bem comprovadas.



Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Quinta-Feira | 7 novembro 2013 | 11:46

Caro Aluisio

A sugestão para doações direto no caixa da igreja,seria confeccionar envelopes de dizimo ou doação com identificação do doador, caso os membros não se identifiquem, contabilizar como receita de doações do dia, e no histórico doações de membros não identificados.

Espero ter ajudado

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.