x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 1

acessos 1.596

Repasse de Despesas da Matriz para Filial

Nanci

Nanci

Bronze DIVISÃO 2, Assistente Contabilidade
há 10 anos Quarta-Feira | 30 outubro 2013 | 10:23

Bom dia,

Tenho um cliente que é uma Filial aqui no Brasil, a Matriz é na Itália, a Matriz efetuou vários pagamentos de despesas da Filial (porém as Nfs. foram emitidas para a Matriz) , a Matriz não quer contabilizar estas gastos como custo dela, ela quer repassar estes custos para a Filial , porque a filial efetuará o pagamento destes valores. A minha duvida é:

- A matriz pode repassar estas despesas para a Filial?

- Se sim, como deverá ser feito? emissão de NF. da Matriz para Filial?

- A matriz poderá considerar como um aumento de capital da filial?


Se alguem entender sobre este assunto vou ficar muito grata pela ajuda.

Obrigada

Luiz José
Emérito

Luiz José

Emérito , Contador(a)
há 10 anos Segunda-Feira | 18 novembro 2013 | 21:02

A matriz pode repassar estas despesas para a Filial?


Poder pode, mas isso somente para efeito de controle de custo, uma vez que o Patrimonio da Sociedade é unico, não tendo portanto, nenhum variação patrimonial nessa operação.

- Se sim, como deverá ser feito? emissão de NF. da Matriz para Filial?

Não precisa emitir Nota Fiscal, basta lançar o valor na C/C da filial e ela fará o lançamento na conta específica.

- A matriz poderá considerar como um aumento de capital da filial?

Não. Filiais não pode ter Capital Social.

Se alguem entender sobre este assunto vou ficar muito grata pela ajuda.


É claro que minha participação não encerra o assunto, nossos amigos poderão colaborar como de praxe :)

Abraço.


A vantagem de ter péssima memória é divertir-se muitas vezes com as mesmas coisas boas como se fosse a primeira vez.

Friedrich Nietzsche

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.