x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 4

acessos 1.039

Retirada de um valor pelo sócio

Claudia Lago

Claudia Lago

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 31 outubro 2013 | 10:14

Bom dia, estou com a seguinte situação abaixo e gostaria de uma ajuda.

O sócio administrador que tem um pro-labore mensal de um salário mínimo, poderia fazer uma retirada em um mês referente a uma atividade que prestou para a Empresa? Caso possa, como documento essa retirada e a contabilizo.Irá incidir todos os impostos como INSS e IR,ok?

Obrigada a todos.

Caique Branco de Araujo

Caique Branco de Araujo

Iniciante DIVISÃO 5, Assistente Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 1 novembro 2013 | 09:08

Bom dia Claudia!

As retiradas de sócio alem do valor do pró-labore normalmente são debitadas ou em Adiantamento a Sócios ou Adiantamento de pró-labore.

No final do exercicio você ira apurar o lucro ou prejuizo da empresa. Se o lucro for maior do que essa distribuição antecipada você ira creditar essa conta de adiantamentos e debitar uma conta no PL denominada de "Lucros Distribuidos Antecipadamente". Caso a empresa tenha dado prejuizo ou o lucro for inferior a distribuição a diferença sera tributada com aliquota maxima de IR, agora sobre INSS eu não estou ciente.

Claudia Lago

Claudia Lago

Prata DIVISÃO 1, Contador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 1 novembro 2013 | 16:33

Amigos, muito obrigada pela ajuda.
mas Caique não entendi o que vc disse sobre ser tributado na alíquota máxima do IR, seria IR da pessoa física ?

Lyniker de Lima Santos

Lyniker de Lima Santos

Prata DIVISÃO 4, Coordenador(a)
há 10 anos Sexta-Feira | 1 novembro 2013 | 16:48

Tem que tomar cuidado com esse negócio de distribuir lucro antecipado.

Isso deve constar no contrato social da empresa, do contrario um fiscal pode querem tributar essa distribuição como pró-labore.

Vale lembrar que lucro distribuído não é tributado, pois, o IR já incidiu sobre o valor quando estava na empresa.

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.