x

FÓRUM CONTÁBEIS

CONTABILIDADE

respostas 11

acessos 3.055

Procedimento p/ Registro de Livros Contábeis

Rodrigo de Souza Sass

Rodrigo de Souza Sass

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 1 novembro 2013 | 14:08

Boa tarde amigos do fórum!!!

Preciso registrar alguns livros diários de algumas empresas. Sou de Rio Claro/SP e terei de me deslocar até São Paulo (capital) para fazer esses registros. Alguém pode me passar qual o procedimento correto pra que eu não perca a viajem. Por favor, me ajudem! É a primeira vez que faço isso e a unica coisa que sei é que terei de ir pra SP.

Muito obrigado desde já...

Abraços!

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 1 novembro 2013 | 14:59

Caros colegas.

O procedimento é o seguinte: acesse o portal da Jucesp e em registro de livros http://www.jucesp.fazenda.sp.gov.br/empresas_registro-livros.php
preencha o requerimento para autenticação de livros em duas vias, em seguida emita a Gare e pague a taxa de R$13,00 por livro, confira também se seu termo de abertura e encerramento estão de acordo, caso contrário imprima o modelo oficial. Depois é só ir até a Jucesp dar entrada e retirar depois de uma semana.


Espero ter ajudado

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Rodrigo de Souza Sass

Rodrigo de Souza Sass

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 4 novembro 2013 | 13:38

Boa tarde Clóvis!!!

Você pode me dizer se esse livro diário pode ser o livro mesmo (nem sei se existe essa possibilidade)ou tem que ser em folhas impressas por um sistema? Esse livro esta sendo solicitado para algumas empresas Lucro Presumido, que até onde eu sei, não seriam obrigadas a tal escrituração, ou estou equivocado? Aguardo um auxilio nessa questão e desde já obrigado pela força.

Abraços...

Bom trabalho.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Segunda-Feira | 4 novembro 2013 | 14:08

Caro Rodrigo

Todos os programas para contabilização tem a opção de gerar a impressão dos livros diário, razão, etc., se o seu programa não gera, procure se atualizar.

Quanto a obrigatoriedade dos livros, segue link com a norma http://www.normaslegais.com.br/cont/1contabil300806.htm

Concluindo, todas as empresas devidamente registradas nas respectivas juntas comerciais, deverão escriturar e manter registros de livros..

Espero ter ajudado

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Zuleica Riccio

Zuleica Riccio

Prata DIVISÃO 2, Contador(a)
há 10 anos Quinta-Feira | 28 novembro 2013 | 18:15

Boa tarde a todos!
O caso é o seguinte: meu cliente, vindo recentemente de uma contabilidade anterior, trouxe 8 livros impressos ( do 1 ao 8 - 2006 a 1º semestre de 2013- não encadernados e não registrados, e devidamente assinados pelo contador anterior) para serem registrados. Levei os livros para a Junta e voltaram com a seguinte exigência: " Ordem nº 5 registrada em 16/02/2012". Alguém sabe como proceder? Nunca vi um caso assim.
Agradeço a quem puder ajudar!

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 29 novembro 2013 | 09:07

Prezada Zuleica

A ordem 5 refere-se aos dados do administrador da empresa e do contador responsável, verifique se a qualificação do sócio está correta, em alguns casos a impressão dos livros consta apenas a inscrição: sócio, e agora a Jucesp solicita que seja impresso nos livros, a inscrição; sócio e administrador. Também seria prudente conferir os dados do contador, como: nº do CRC se está ativo ou não. Também seria prudente solicitar junto a junta, a certidão de teor específica, onde irão constar todos os dados e registros da empresa..

Espero ter ajudado

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi
Rodrigo de Souza Sass

Rodrigo de Souza Sass

Prata DIVISÃO 1, Técnico Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 29 novembro 2013 | 10:26

Bom dia amigos do fórum!!!

Esclarecendo a questão que o Clóvis levantou sobre o uso do sistema para impressão dos livros, eu tenho esse sistema, utilizo e sei que tem a possibilidade da impressão por eles. O problema é que essas empresas vieram de outros escritórios, na qual não foram escriturados esses livros nem tem nenhum registrado de livros nenhum. Outro detalhe é que algumas dessas empresas são de representação comercial. Que tipo de escrituração pode ter uma empresa dessa? Se eu puder ter algum tipo de esclarecimento nessa questão eu agradeço.

Lembrando que sou iniciante na área contábil e necessito muito do auxilio dos colegas mais experientes.

Desde já obrigado e tenham uma boa sexta-feira e um ótimo final de semana.

Clovis Igarashi

Clovis Igarashi

Ouro DIVISÃO 1, Consultor(a) Contabilidade
há 10 anos Sexta-Feira | 29 novembro 2013 | 10:45

Caro Rodrigo

No caso que você citou sobre as empresas vindas de outros escritórios e que não há nenhum registro, o procedimento é levantar saldos anteriores e iniciar a escrituração contábil, imprimir os livros e registrá-los. Impostante certificar-se na Junta comercial se realmente não há nenhum livro registrado anteriormente, caso realmente não haja registro, inicie o registro com o número 1.

No caso de empresas de representação comercial, o assunto é bem abrangente e estou te passando um link aqui mesmo do Portal Contábeis com uma discussão que vai ser esclarecedora.
www.contabeis.com.br

Espero ter ajudado
Bom trabalho

Contador com especialização no Terceiro Setor

http://clovisakira.blogspot.com
twitter: clovisakira
Facebook: Clovis Akira Igarashi

O Portal Contábeis se isenta de quaisquer responsabilidades civis sobre eventuais discussões dos usuários ou visitantes deste site, nos termos da lei no 5.250/67 e artigos 927 e 931 ambos do novo código civil brasileiro.